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sábado, 29 de outubro de 2011

Rodovia SP-264 - Projeto da obra de duplicação começará na próxima semana

Governo definiu consórcio, mas não divulgou custo do planejamento executivo

Além da duplicação, obra prevê via marginal e dispositivos de acesso - Por: Pedro Negrão
O Governo do Estado definiu o Consórcio Consultor como o responsável pela elaboração do projeto executivo das obras de duplicação da rodovia João Leme dos Santos (SP-264), que liga Sorocaba a Salto de Pirapora, orçadas em R$ 87 milhões. A assinatura do contrato está prevista para a próxima segunda-feira junto ao Departamento de Estradas de Rodagem. Com isso, a partir da próxima semana terão início os estudos para a execução das obras, que devem ser concluídos num prazo de aproximadamente cinco meses. Já as obras de duplicação deverão ser iniciadas no segundo semestre de 2012 e o prazo para conclusão é de 18 meses.

O edital de contratação do consórcio que será o responsável pelo projeto executivo foi publicado na edição de ontem do Diário Oficial do Estado (DOE) de São Paulo. As obras, além da duplicação incluem a implantação de via marginal, dispositivos de acesso e retorno em nível e desnível e, inclusive, eliminação de pontos críticos de acidentes. O projeto contará ainda com a construção de uma ciclovia, tornando assim a SP-264 numa das primeiras rodovias do Estado a contar com esse equipamento. O trecho com 17,5 kms de extensão fica entre os kms 102 e 119,5. Atualmente um dos trechos mais críticos da rodovia fica na entrada do bairro Green Valley. O acesso de veículos ao bairro é complicado devido à falta de sinalização e tornou-se mais perigoso com o aumento do tráfego de veículos pesados, proibidos de trafegar dentro das cidades de Sorocaba e Votorantim.

O documento publicado no Diário Oficial não traz informações relativas ao custo que o Governo do Estado terá com a elaboração do projeto executivo. A reportagem manteve contato com a Secretaria de Logística e Transportes do Estado, mas por conta do Dia do Servidor Público, celebrado ontem, não houve expediente. O plantão da assesoria de imprensa da pasta também não soube informar sobre esse custo específico, nem tão pouco consta em seu site na internet, assim como do DER. Atualmente a rodovia também passa por um estudo de impacto ambiental, que ainda neste ano deverá ser encaminhado para análise da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Ainda segundo a assessoria, após a assinatura do contrato, o consórcio vencedor da licitação dará início ao projeto, o que deve acontecer ainda na próxima semana.
Foto: Jornal Liberdade de Salto de Pirapora
Durante sua passagem por Salto de Pirapora, no último dia 8, o governador Geraldo Alckmin, já havia antecipado que o governo deveria celebrar o contrato com a empresa que venceria a licitação para o projeto executivo até o final deste mês. Segundo Alckmin, abril de 2012 é o prazo para elaboração do projeto e em agosto do mesmo ano devem começar efetivamente as intervenções na rodovia. Há expectativa de 18 meses para sua conclusão, que seria em fevereiro de 2014. "A SP-264 é uma rodovia muito movimentada, com grande trecho em área urbana, por isso vamos duplicá-la a fim de garantir maior segurança e desenvolvimento para a toda região, uma vez que a rodovia é o entroncamento de diversas outras SPs", afirmou naquela ocasião o governador. Já o superintendente do DER, Clodoaldo Pelissoni, na mesma ocasião, reafirmou que "a princípio", o governo não cogita instalar praça de pedágio no trecho de quase dezoito quilômetros a ser duplicado.
 
Notícia publicada na edição de 29/10/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul
Marcelo Andrade
marcelo.andrade@jcruzeiro.com.br

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