Empresa Bioverde prepara-se para se instalar em Sorocaba
A vinda da usina Bioverde Industria e Comércio, a 57ª empresa a se instalar em Sorocaba nos últimos seis anos, traz um novo segmento ao município, que afetará principalmente as cidades da região, afinal a matéria-prima da indústria é o óleo de soja.
O presidente do Sindicato Rural de Sorocaba, Luiz Antônio Marcello, alega que entre dez produtores apenas dois produzem o grão.
“Sorocaba não tem a matéria-prima, a soja, nem a mão de obra técnica. Os dois quesitos terão de ser trazidos de fora. É o grande momento para que empresas, agricultores, trabalhadores, entre outros interessados, conquistem novos negócios”, explica o vice-diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Erly Syllos.
A Bioverde vai gerar mais de dois mil empregos entre diretos e indiretos. A primeira fase terá investimentos de R$ 150 milhões. A planta ocupará uma área de 200 mil metros quadrados na zona industrial, próximo ao bairro do Éden. “A usina tem de estimular o fomento. Muitos agricultores poderão deixar a monocultura que deve ser ameaçadora aos negócios e investir na plantação de soja”, aconselha Marcello.
Syllos destaca que a chegada da empresa dará oportunidade para o crescimento dos municípios vizinhos. Como não há o cultivo de soja em Sorocaba, Salto de Pirapora e Votorantim, Marcello acredita que os lavradores se empolgarão com a vinda da usina e com o bom preço da saca de soja (60 quilos por R$ 40). “Os motivos podem fazer com que os convençam a produzir a leguminosa.”
O protocolo de intenções foi assinado entre o prefeito Vitor Lippi e o presidente da empresa, Ailton Braga, semana passada. “A planta traz com ela toda uma química verde, trabalhando a cidade de forma mais eco. Os ônibus urbanos poderão ser movidos a biodiesel, coletas de óleo de cozinha usado e isso tudo reflete na qualidade de vida da cidade, que já é diferenciada”, afirma.
Fonte: Tatiane Patron - Agência BOM DIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não será publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....