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As campanhas e o endurecimento da legislação parecem não arrefecer o ímpeto de desafio dos condutores.
Dois fatores são determinantes em qualquer ação que venha a se colocar em prática: o crescimento da frota de veículos " que não é acompanhado por investimentos em sinalização e conservação das pistas " e a falta de investimentos públicos em campanhas educativas para a conscientização dos usuários de trânsito.
Tanto jovens motoristas, quanto crianças e idosos, têm pouca
informação sobre o que é segurança, sobre como devem se proteger, comportar-se; quais são as atitudes de risco, e as que são salutares ou de preservação da vida. Expressivo é o número de motoristas que não respeitam as normas, dirigindo de forma agressiva, colocando em risco a integridade física das pessoas.
A educação no trânsito tem que começar na escola. E, para aqueles que já são habilitados e não tiveram essa formação, deve-se insistir em mais campanhas, blitze's educativas, para a conscientização da necessidade de mudar a postura e entender que os paradigmas de comportamento na malha urbana se alteraram.
Aliás, o Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503), desde 23/09/97 preconiza que o ensino tem que ser obrigatório nas escolas.
Temos um excelente código, mas que não é levado a sério.
Com os drásticos acidentes nas vias públicas, as campanhas
educativas pela paz no trânsito devem ser intensificadas.
Ao investir na formação da criança, num futuro próximo teremos pedestres e motoristas mais responsáveis.
Além das campanhas educativas, a punição tem que existir. Nos Estados Unidos, Canadá e na Europa, não se transgride o código de trânsito, pois os infratores sabem que serão rigorosamente punidos.
No Brasil, se alguém comete uma transgressão em outro estado, sabe que dificilmente essa multa chegará até o infrator.
A grande maioria tem a sensação de impunidade.
A lei tem que se fazer valer. Isso depende da boa vontade de cada um e dos governantes.
Uma população educada transgride menos!
Luiz Fernando Boller, juiz de direito.
Elaborado em 2006.
INSTITUTO TRÂNSITO BRASIL
" ITB www.transitobrasil.org 1
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Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
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