O projeto Cata-Vida, desenvolvido pelo Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec), com patrocínio da Petrobras, inaugura sua Divisão Polímeros no dia 13 de dezembro (terça-feira), em Sorocaba (SP). A fábrica produzirá tubos para canos de esgoto a partir de plásticos encontrados em lixos domésticos e industriais.
Serão reutilizados os polímeros polipropileno (PP) e polietileno (PE), usados em potes de margarina, sorvete, caixas de bebida, tampas, embalagens de detergentes e de xampus, entre outros. Rita de Cássia Viana, coordenadora do Projeto Cata-Vida, afirma que a unidade industrial é um marco na vida dos catadores. “A inauguração da Divisão Polímeros é a realização de um sonho planejado pelos catadores e catadoras da Rede Solidária Cata-Vida e foi executado graças ao apoio de parceiros, em especial a Petrobras", destaca Rita.
Até ser transformado, o material passa por três etapas na unidade de beneficiamento. Primeiro, os objetos à base de polipropileno e polietileno são separados e lavados. Depois, moídos e secos. Na etapa, final o polipropileno beneficiado é transformado em tubos, enquanto o polietileno, em mangueiras.
O projeto Cata-Vida integra o Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania desde 2003. Participam do projeto cooperativas de catadores de materiais recicláveis de Sorocaba, Capão Bonito, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, Pilar do Sul, Piedade, Guapiara, Itararé, Itapetininga, Itapeva e Itaí. Além da coleta seletiva, as cooperativas iniciaram há mais de três anos o processo de reciclagem de materiais, com a fragmentação do papel branco e a implantação da unidade de beneficiamento do óleo residual de fritura. No total, o projeto beneficia diretamente 258 catadores que participam do processo, sendo 87 homens e 171 mulheres. Destes, 31,78% são jovens entre 18 e 29 anos.
Fonte: Portal Fator Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não será publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....