Pintura dos 70 está de volta para viagens no Sudeste e Sul do país |
Um ônibus antigo totalmente restaurado, mas modernizado com tecnologia
atual, está sendo usado pela Viação Cometa para comemorar os 65 anos da
empresa. A restauração durou cerca de um ano.
O modelo, chamado de Flecha Azul, foi usado durante 40 anos pela
empresa, entre 1963 e 2003, e mantém características antigas, como os
bancos vermelhos. O couro legítimo, no entanto, foi trocado pelo
sintético.
Entre as novidades que foram incorporadas ao ônibus antigo estão vidros fechados, lanternas LED e ar-condicionado.
Os passageiros são recebidos por motoristas com trajes de época.
Motoristas do Flecha Azul vão usar uniformes retrô, com o tradicional quepe
Ônibus fará 65 viagens pelo país
O Flecha Azul fará 65 viagens comemorativas pelo país. A primeira,
entre São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), foi realizada no último
sábado (24).
Ônibus ganhou ar-condicionado e bancos em couro sintético vermelho |
Até o fim da campanha, em outubro, o roteiro incluirá cidades como Rio
de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Campinas (SP), Sorocaba (SP), São José
do Rio Preto (SP) e Poços de Caldas (MG).
Os preços das passagens são os mesmos cobrados normalmente pela empresa
para as rotas previstas. Uma viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro no
Flecha Azul, por exemplo, vai custar R$ 70,85. A passagem de São Paulo
para Belo Horizonte sairá por R$ 95,80.
Câmbio manual de seis velocidades e direção hidráulica |
A lista dos roteiros que serão feitos pelo ônibus retrô pode ser consultada na internet. No mesmo site, é possível fazer a compra das passagens.
Restauração do ônibus durou três meses. Veículo ganhou ar-condicionado
A lataria recebeu a pintura clássica da Cometa dos anos 70, com faixas azul e amarela e parte inferior com o alumínio exposto. No topo do coletivo, a logo antiga da empresa, bem como o conforto oferecido na época, “Suspensão a ar”. Na traseira, o histórico desenho do cometa Halley, iluminado por lâmpadas de LED. “Diferente do original, a pintura do modelo é metálica e ainda recebeu um polimento especial que deixou o alumínio com efeito de cromado”, explica Anuar. O valor do investimento não foi revelado.
Motor Scania tem seis cilindros em série e 360 cv de potência |
O ônibus tem câmbio manual G777, de seis marchas e direção hidráulica. O
para-choque é de fibra de vidro O comprimento é de 13,2 metros por 3,62
de altura. O peso do Flecha Azul é 11 toneladas.
A lataria do
veículo é em duralumínio, uma solução para deixá-lo mais leve, poupando
motor e freios, mas mantendo a resistência. O Flecha Azul segue o design
dos ônibus americanos dos anos 60 e 70, com a depressão entre a cabine
do motorista e a fila de bancos de passageiros. O estilo marcou época e
caiu na memória afetiva dos amantes dos ônibus.
Empresa começou a operar em 1948
A Viação Cometa começou a operar em 1948. O ônibus usado na campanha
para celebrar o aniversário da empresa era produzido pela CMA e foi
usado de 1963 até 2003. Depois das viagens comemorativas, o Flecha Azul
fará parte do acervo histórico da Viação Cometa.
A empresa possui hoje uma frota de aproximadamente mil ônibus e atende cerca de 1,2 milhão de passageiros por mês.
Desenho antigo do Cometa Halley ficou na memória (Viação Cometa/Divulgação) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não será publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....