|Obras estavam previstas para este mês, mas devem começar em novembro
O
Departamento de Estradas de Rodagem (DER) prorrogou para novembro o
início das obras na rodovia João Leme dos Santos (SP-264). A novela que
envolve a SP-264 se arrasta há dois anos. Em 23 de agosto, o governador
Geraldo Alckmin (PSDB) esteve em Capela do Alto, ocasião que prometeu o
início da obra para este mês. Em nota, o DER diz aguardar a emissão de
licença ambiental por parte da Companhia de Tecnologia de Saneamento
Ambiental (Cetesb), para então dar início à duplicação da ligação entre
Sorocaba e Salto de Pirapora.
A Compec Galasso Engenharia e Construções, contratada para realizar a duplicação entre os quilômetros 109,60 e 119,50, está à espera de uma oficialização do DER para começar as obras. "Estamos no aguardo da liberação da ordem de serviço", comenta a engenheira Iracema Medeiros, responsável pela empresa. A assinatura do contrato da Compec para a execução do lote 2 ocorreu nesta semana.
O valor é de R$ 57,2 milhões. Em 25 de setembro, o governo de São Paulo já havia anunciado a Construtora Gomes Lourenço como a vencedora do primeiro lote. O contrato foi fechado ao valor de R$ 56,9 milhões para as obras entre os quilômetros 102 ao 109,6. A empresa foi procurada para comentar a respeito do início da duplicação, mas não respondeu aos questionamentos.
O DER também tem feito a desapropriação de 51 áreas para a duplicação da rodovia. Esses terrenos estão distribuídos às margens do atual trajeto de 17,5 quilômetros, que liga Sorocaba a Salto de Pirapora.
Novela e projeto
Em 8 de outubro de 2011, Alckmin anunciou de forma oficial o projeto de duplicação. A informação consta no site do governo do Estado de São Paulo e o texto explica que "as obras de duplicação da SP-264 deverão ser iniciadas no segundo semestre de 2012 e o prazo para conclusão é de 18 meses". Em Capela do Alto, naquela ocasião, Alckmin disse que a SP-264 estava licitada e se não houvesse fato "superveniente e jurídico", as máquinas estariam na pista no prazo de 60 dias.
O projeto de melhoria na SP-264 prevê a construção de uma ciclovia e de sete passarelas. O número corresponde a aproximadamente uma passagem de pedestres a cada 2,5 quilômetros da pista. A duplicação será acompanhada também pela implantação de via marginal, além de dispositivos de acesso e retorno em nível e em desnível. A SP-264 é uma das rodovias mais perigosas da região e a sua duplicação, assim como obras de melhorias são reivindicações antigas de moradores próximos e de motoristas que trafegam diariamente pela via.
Nos últimos dois anos, conforme dados da Polícia Rodoviária, mais de 600 acidentes e 19 mortes foram registradas no período. Conforme estimativa do DER, passam pela rodovia mais de 20 mil veículos por dia.
A Compec Galasso Engenharia e Construções, contratada para realizar a duplicação entre os quilômetros 109,60 e 119,50, está à espera de uma oficialização do DER para começar as obras. "Estamos no aguardo da liberação da ordem de serviço", comenta a engenheira Iracema Medeiros, responsável pela empresa. A assinatura do contrato da Compec para a execução do lote 2 ocorreu nesta semana.
O valor é de R$ 57,2 milhões. Em 25 de setembro, o governo de São Paulo já havia anunciado a Construtora Gomes Lourenço como a vencedora do primeiro lote. O contrato foi fechado ao valor de R$ 56,9 milhões para as obras entre os quilômetros 102 ao 109,6. A empresa foi procurada para comentar a respeito do início da duplicação, mas não respondeu aos questionamentos.
O DER também tem feito a desapropriação de 51 áreas para a duplicação da rodovia. Esses terrenos estão distribuídos às margens do atual trajeto de 17,5 quilômetros, que liga Sorocaba a Salto de Pirapora.
Novela e projeto
Em 8 de outubro de 2011, Alckmin anunciou de forma oficial o projeto de duplicação. A informação consta no site do governo do Estado de São Paulo e o texto explica que "as obras de duplicação da SP-264 deverão ser iniciadas no segundo semestre de 2012 e o prazo para conclusão é de 18 meses". Em Capela do Alto, naquela ocasião, Alckmin disse que a SP-264 estava licitada e se não houvesse fato "superveniente e jurídico", as máquinas estariam na pista no prazo de 60 dias.
O projeto de melhoria na SP-264 prevê a construção de uma ciclovia e de sete passarelas. O número corresponde a aproximadamente uma passagem de pedestres a cada 2,5 quilômetros da pista. A duplicação será acompanhada também pela implantação de via marginal, além de dispositivos de acesso e retorno em nível e em desnível. A SP-264 é uma das rodovias mais perigosas da região e a sua duplicação, assim como obras de melhorias são reivindicações antigas de moradores próximos e de motoristas que trafegam diariamente pela via.
Nos últimos dois anos, conforme dados da Polícia Rodoviária, mais de 600 acidentes e 19 mortes foram registradas no período. Conforme estimativa do DER, passam pela rodovia mais de 20 mil veículos por dia.
Notícia publicada na edição de
10/10/13 do Jornal Cruzeiro do Sul
____________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não será publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....