Conheça o site consumidor.gov.br que é um serviço do Ministério
da Justiça que permite a reclamação de consumidores sobre empresas e a
participação dessas empresas nas soluções.
A internet veio para mudar de vez a forma de relacionarmos seja com as
outras pessoas, seja com as empresas e governo. Um bom exemplo disso é o site
consumidor.gov.br do Ministério da Justiça que permite que consumidores possam
fazer reclamações de empresas e que essas empresas possam se manifestar no
sentido de explicar ou solucionar os problemas levantados nas reclamações.
Quem monitora o site?
O site é monitorado pelos Procons e pela Secretaria Nacional do
Consumidor do Ministério da Justiça, com o apoio da sociedade que poderá
reclamar e acompanhar as reclamações feitas por outros usuários.
Quais empresas participam?
Para participar do site as empresas precisam se cadastrar formalmente e
atualmente o site consumidor.gov.br conta com as seguintes categorias de
empresas:
§ Administradoras de Consórcios
§ Agências de Viagens
§ Bancos, Financeiras e Administradoras de Cartão
§ Companhias Aéreas
§ Comércio Eletrônico
§ Empresas de Energia Elétrica, Água e Esgoto
§ Empresas de Pagamento Online
§ Fabricantes – Eletroeletrônicos, eletroportáteis, informática
§ Fabricantes – Linha Branca
§ Operadoras de Plano de Saúde
§ Operadoras de Telecomunicações (Telefonia, Internet, TV por assinatura)
§ Seguradoras e Corretoras de Seguros
§ Supermercados
§ Varejistas
Como funciona?
Ele é bem parecido com outro site que já existe que é o Reclame Aqui, a
diferença é que o consumidor.gov.br é ligado aos órgãos públicos de justiça e
defesa d consumidor.
O ciclo de funcionamento do site é o seguinte:
§ O consumidor reclama
§ A empresa responde explicando ou se comprometendo a resolver o problema
§ O consumidor avalia o posicionamento da empresa
§ Todos envolvidos monitoram, ou seja, o Procon, o Ministério da Justiça e
a sociedade, já que as informações são públicas.
Para participar basta acessar o site: www.consumidor.gov.br
Quais as vantagens de usar este site?
Primeiro que você estará usando o direito que tem de reclamar, depois
que as empresas serão sensibilizadas a melhorar seus produtos e serviços, bem
como a maneira como se relaciona com a sociedade e por fim você ajuda os órgãos
públicos a conhecer como é feito as transações comerciais no país, como as
empresas e consumidores se comportam e com isso poderá ajustar suas políticas
de fiscalização e monitoramento.
O funcionamento não é muito diferente
do Reclame Aqui. Se sentiu lesado por alguma empresa? Escreva sua reclamação no
Consumidor.gov.br. A queixa ficará disponível para todos os usuários lerem, e a
empresa deverá dar uma resposta em até dez dias. Se não responder, o consumidor
pode recorrer a meios tradicionais – como ao Procon – para tentar solucionar a
questão. A ideia do Consumidor.gov.br é servir como ponte entre consumidor e
empresa quando reclamar pelo serviço de atendimento ao cliente não resolve mais
as coisas.
Mas
não é possível reclamar de qualquer empresa. É necessário que a empresa se
inscreva no serviço. A lista de quem já aceita usar o Consumidor.gov.br para
solucionar problemas com os consumidores pode ser vista aqui – as
principais operadoras de telefonia, por exemplo, estão cadastradas, mas a lista
de sites de comércio eletrônico é relativamente pequena (principalmente ao
lembrar os 388 sites não
recomendados pelo Procon-SP).
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