Alimentos à venda são cultivados a partir de sistema que elimina o uso de agrotóxicos
Promovida pelo Núcleo de Agroecologia Apetê Caapuã (NAAC), a Feira Agroecológica volta a ser realizada toda quarta-feira, das 10 às 16 horas, no Campus Sorocaba da UFSCar. O objetivo é oferecer produtos para uma alimentação saudável, promover a ideia da agricultura sustentável - livre de adubos industriais e de agrotóxicos - e ajudar na renda de agricultores familiares de Sorocaba e municípios da região.
Hortaliças, frutas, legumes, pães recheados, bolos, salgados e doces são alguns dos produtos, todos naturais e orgânicos, comercializados ao público. Há também a venda de artesanato e preparos medicinais feitos por grupos de mulheres do Quilombo Cafundó e do assentamento rural de Itapeva.
A Feira Agroecológica acontece na área entre os edifícios de Aulas Teóricas (AT) e de Laboratórios do Campus Sorocaba, localizado no Km 110 da rodovia João Leme dos Santos (SP-264), estrada que liga Sorocaba à Salto de Pirapora. É aberta a toda a comunidade interna e externa à UFSCar.
NAAC - O Núcleo de Agroecologia Apetê Caapuã é um grupo de pesquisa e extensão universitária do Campus Sorocaba da UFSCar que atua junto a grupos de agricultores, instituições públicas, privadas e Organizações Não-Governamentais (ONG's) de Sorocaba e região. Os princípios da Agroecologia e da Transição Agroecológica preconizados pelo NAAC - técnicas de manejo que buscam reduzir e eliminar o uso de venenos e exigem menos água, por exemplo - são os utilizados no cultivo dos alimentos à venda. Além de conservar os recursos hídricos e a agrobiodiversidade, elas ajudam a proteger a saúde de agricultores e consumidores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não será publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....