quinta-feira, 27 de abril de 2017

Biometria será obrigatória na eleição de 2018


Até 23 de março de 2018, todos os 461.619 eleitores de Sorocaba deverão estar obrigatoriamente cadastrados pelo sistema de biometria da Justiça Eleitoral. Para isso, no próximo dia 8 de maio os cartórios começam uma força-tarefa para receber os eleitores que ainda não se cadastraram -- cerca de 82% do total -- com o reforço de 55 balcões de atendimento extras que funcionarão numa área no shopping Iguatemi Esplanada. O cadastramento obrigatório vale também para os 29.754 eleitores de Salto de Pirapora e os 23.288 de Araçoiaba da Serra, cujos cartórios funcionam em Sorocaba. Os três municípios terão, nas eleições do ano que vem -- nas quais serão escolhidos o presidente da República, deputados e senadores -- o sistema de votação liberado a partir do reconhecimento da impressão digital de cada eleitor. Quem não comparecer para o recadastramento terá o título de eleitor cancelado.

Segundo João Lima, chefe do cartório da 343ª seção, de Sorocaba, o cadastramento biométrico já acontece na cidade desde o final de 2015 de forma ordinária, ou seja, sem obrigatoriedade, e já atingiu 79.398 eleitores. Quando alguém chega para tirar o título ou regularizar alguma pendência, os funcionários da Justiça Eleitoral aproveitam a presença do eleitor para fazer o registro de suas impressões digitais. Porém, diante da pouca procura e da necessidade de concluir o processo até 2020, como determina o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os cartórios tiveram a iniciativa de promover uma campanha de cadastramento obrigatório, com reforço de atendimento. "Nossa capacidade média, no posto do shopping, será de atender 2.200 eleitores por dia. Só para se ter uma ideia, com essa estrutura conseguiríamos cadastrar todos os eleitores de Araçoiaba, de uma vez, em apenas dez dias", explica João. Os funcionários do cartório já trabalham na montagem de toda a estrutura, que funcionará numa área anexa à ala norte do shopping, ao lado da escadaria que sai do estacionamento.

Todos os eleitores, incluindo os de voto facultativo -- como aqueles com idade entre 16 e 18 anos e os com mais de 70 anos -- são obrigados a cadastrar seus dados biométricos. Quem não fizer isso e tiver o título de eleitor cancelado, além de não poder votar no próximo pleito, em 2018, ficará com pendências com a Justiça Eleitoral que dificultam ações como, por exemplo, a retirada de passaporte, admissão em empresas, recebimento de benefícios do governo, tomar posse em concurso público, dentre outras restrições.

Primeiros com biometria

Sorocaba, Salto de Pirapora e Araçoiaba da Serra serão os primeiros municípios da região a aplicar a biometria para 100% do eleitorado em 2018. Nas eleições de 2016, Cerquilho, Alumínio, Araçariguama, Mairinque e São Roque tiveram a votação híbrida -- pelo sistema tradicional e também por biometria para os já cadastrados.

Eleitores devem agendar horário

São pouco mais de dez meses, na prática, para que todos os eleitores -- ainda não cadastrados -- de Sorocaba, Salto de Pirapora e Araçoiaba da Serra se apresentem para fazer o registro de sua biometria, além de atualizar seus dados e quitar possíveis pendências. Os atendimentos para o processo devem ser agendados no site www.tre-sp.jus.br. Segundo João Lima, chefe do cartório da 343ª seção eleitoral, essa é uma comodidade, mas não impede que as pessoas se dirijam diretamente aos cartórios eleitorais, no prédio do antigo Fórum Novo, no Mangal, ou no posto do shopping -- este, a partir do dia 8 de maio. "Nestes casos, a pessoa receberá uma senha e terá que aguardar um pouco."

Para fazer o recadastramento e coleta dos dados biométricos é necessário apresentar um documento com foto, além de um comprovante de endereço. Num primeiro momento, a central de atendimento do Iguatemi Esplanada funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e os cartórios também nos dias úteis, no horário habitual, das 12h às 18h. Porém, com o passar dos meses, é possível que aconteçam plantões em dias e horários diferenciados.

Ao ser atendido, o eleitor cadastra os dez dedos das mãos e uma assinatura digital, além de tirar uma fotografia. Porém, na hora do voto, bastará posicionar no leitor um dos dedos indicadores ou polegares. O sistema aceita até quatro tentativas de reconhecimento das digitais.

Segurança

A biometria é mais um avanço no sistema eleitoral brasileiro, considerado um dos mais modernos do mundo. Até a última eleição, ao chegar à sua zona eleitoral o eleitor de Sorocaba apresentava um documento com foto e seu título de eleitor, cujo número era digitado pelo mesário para a liberação da urna para a votação. Com a leitura das digitais, esse procedimento será dispensado. A partir da colocação do dedo do eleitor no aparelho, a urna será liberada para que ele possa registrar seu voto. "A biometria fortalece o processo de segurança das eleições", avalia Lima. Na votação com identificação biométrica também não há necessidade de assinar o caderno de votação, ao fim do processo.



Veja onde fica a 294ª Zona Eleitoral de Salto de Pirapora e Araçoiaba da Serra localizada na cidade de Sorocaba.

A 294ª Zona Eleitoral de Salto de Pirapora e Araçoiaba da Serra, (Cartório Eleitoral) atende a população no endereço conforme mapa.
Rua Máximo Baldo, 54 - Vila Lucy - Sorocaba-SP
CEP:18043-010
Fone (15) 3231.1024


Próximo ao local e bem de frente fica a agência da Caixa Econômica Federal e o Hospital Evangélico da Av. General Carneiro, na altura do número 600 (A rua fica atrás do Posto Ipiranga). 





















Nenhum comentário:

Arquivo

Top 10 - Fatos e acontecimentos