Páginas

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Presidente da Câmara de Sorocaba Rodrigo Manga e o vereador Siri do Gás denuncia a Viação Piracema no Ministério Público

O presidente da Câmara de Sorocaba, Rodrigo Manga (DEM), esteve acompanhado do vereador de Salto de Pirapora, Sérgio Ventura, mais conhecido como Siri do Gás (PSDB), para protocolar um pedido de uma denuncia no Ministério público estadual solicitando o cancelamento do contrato de concessão da Viação Piracema no transporte intermunicipal de passageiros na linha de ônibus entre Sorocaba e Salto de Pirapora.

No fim do ano passado, os 57 funcionários da Piracema entraram em greve, a fim de reivindicar o pagamento dos salários, e muitos usuários ficaram sem o serviço. Ainda em conversa com passageiros dessa linha, eles apontam demora nas viagens e problemas de lotação.

“Nessa denuncia ao Ministério público, fomos pedir o cancelamento do contrato de concessão com a Piracema e chamamento de uma outra empresa. Defendemos ainda a valorização dos funcionários da Piracema e o reaproveitamento da mão de obra deles, pois não têm culpa alguma da situação”, complementa Manga.























Motorista bêbada que causou acidente que matou a bebê Lorena vai a júri popular

O julgamento será no dia 17 de abril no auditório do CRAS, em Salto de Pirapora
Maria de Lourdes acusada de provocar o acidente
Foto: Arquivo Pessoal / Reprodução do Facebook.
A juíza de Salto de Pirapora, Thais Galvão Camilher Peluzo, marcou para 17 de abril o julgamento da auxiliar de limpeza Maria de Lourdes de Souza Marinho, 55 anos, acusada de ter provocado o acidente que matou a bebê Lorena Kamonseki, de nove meses, e que causou lesões graves na mãe da criança, Juliana Lucas Flora, e no irmão, então com 3 anos de idade.

Maria de Lourdes é acusada de homicídio e dupla tentativa de homicídio na condução de veículo automotor, com dolo eventual, já que conduzia o veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool, assumindo o risco do resultado morte e lesões que causou nas vítimas.

A sessão do Tribunal do Júri será realizada a partir das 13h30 no auditório do CRAS, localizado na Rua Jose Rodrigues de Oliveira, Jardim Avenida, em Salto de Pirapora.

O acidente

O acidente aconteceu no início da madrugada de 14 de fevereiro de 2016 no quilômetro 126 da rodovia Francisco José Ayub (SP-264), no bairro Quintas de Pirapora, em Salto de Pirapora.

Segundo a denúncia, embriagada, Maria de Lourdes Souza Marinho conduzia um veículo VW Santana, invadiu a pista contrária e bateu de frente contra o GM Celta que era conduzido por Juliana Lucas Flora, que viajava em companhia dos filhos. Juliana e Igor ficaram gravemente feridos e foram socorridos ao hospital. Já Lorena não resistiu aos ferimentos e faleceu ainda no local.

Mesmo com todas as evidências e as provas elencadas no processo, Maria de Lourdes Souza Marinho negou que tivesse ingerido bebida alcoólica, alegando que apenas se lembra de uma forte luz no momento do acidente.

“A materialidade dos delitos resultou amplamente comprovados. Há elementos que indicam que a ré teria ingerido bebidas alcoólicas antes de dirigir o veículo e também que teria invadido a pista contrária, causando o acidente automobilístico”, disse o juiz André Rodrigues Menk ao anunciar a sentença de pronuncia da ré no ano passado.

Fonte: Pilar News

Saiba mais sobre o caso:
























segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Diretora e vice são presas por queimar livros didáticos dentro de escola

Vizinhos se assustaram com fumaça saindo da escola estadual em Salto de Pirapora (SP) e acionaram a Guarda Municipal. Segundo a Polícia Civil, elas disseram que "estavam apenas realizando uma limpeza".

Perícia esteve na escola para apurar os danos causados pelo incêndio (Foto: Reprodução/TV TEM)
As vésperas do início do ano letivo, diretora e vice-diretora da escola estadual Anna Cuevas Guimarães, de Salto de Pirapora (SP), foram presas neste domingo (28) após serem flagradas queimando livros didáticos e documentos da escola.

De acordo com o delegado Gilberto Montenegro, responsável pelo caso, a vice contou que colocou fogo nos cadernos e livros a mando da diretora. O material se transformou em uma pilha de cinzas localizada na quadra da escola.


"Houve o crime de incêndio em prédio público, crime de dano qualificado e inutilização de documentos públicos. Elas disseram que estavam limpando e vendo a cena não tem nada de limpeza. Existe um procedimento de destinação para esse tipo de material, que não foi feito", afirma.

Os guardas municipais que estiveram no local foram chamados por moradores assustados com a quantidade de fumaça que saía da quadra.

Quando a equipe chegou à escola flagrou a vice-diretora ateando fogo nos livros. Algumas crianças brincavam na quadra no momento, mas ninguém ficou ferido.

Como quase tudo foi queimado, a polícia não sabe ao certo a quantidade de material destruída. O Instituto de Criminalística foi chamado para fazer uma estimativa e constatar os danos.

Em nota à TV TEM, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Ensino de Votorantim, informou que não haverá prejuízo para os alunos no início de ano e que a atitude das docentes está sendo investigada pela polícia.

Ainda em nota, a pasta disse que tomou todas as medidas administrativas, que abriu um processo para apurar o caso e que está colaborando com a investigação policial.

O Estado finaliza dizendo que esse é um caso isolado e que o correto seria enviar o material para descarte após o processo de reciclagem.

Segundo a Polícia Civil, documentos do programa Escola da Família estavam perto do material queimado, mas foram recuperados.



sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Comerciante e ajudante são presos acusados de furtarem alambrados de chácara

Foto: Sérgio Santos.
Na madrugada desta quinta-feira (25), após uma denúncia anônima, a Polícia Militar prendeu dois homens acusados de furtarem 70 metros quadrados de alambrado de arame de uma chácara no bairro Piracema, próximo à subestação da Elektro, em Pilar do Sul.

Furto ocorreu por volta de 1h30 e, segundo o boletim de ocorrência, os criminosos furtaram dois rolos de alambrados e fugiram em uma camionete Ford F-1000 pela rodovia Francisco José Ayub (SP-264).

Enquanto uma equipe da PM atendia a ocorrência no local, outra viatura, com o cabo Leite e soldado Emerson, vieram de Salto de Pirapora para o apoio e, na altura do km 134, próximo a fazenda Paineira, os PMs avistara a camionete e iniciaram o acompanhamento.

Na fuga, os alambrados caíram do veículo e, logo em seguida, os policiais interceptaram e prenderam os suspeitos, que foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pilar do Sul e autuados em flagrante pelo delegado Oscar Garcia Machado Junior.

O comerciante Leonardo Benedito de Proença (Nardo), 40 anos, é natural de Pilar do Sul, mas reside em Salto de Pirapora, onde é dono de uma padaria, e o ajudante geral Josuel de Almeida, 32, foram recolhidos à cadeia local, ficando à disposição da justiça, ou até a audiência de custódia.

Diante do delegado, os dois negaram que tenham praticado o furto. A camionete utilizada por eles foi apreendida e recolhida ao pátio do guincho Máximo.




________Outras notícias e informações_________
























sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Vereador Siri do Gás e o presidente da Câmara de Sorocaba Rodrigo Manga estiveram na EMTU para cobrar melhorias no transporte intermunicipal


Os Vereadores estiveram reunidos com a direção da EMTU para sugerir rompimento de contrato com a atual prestadora do serviço, a empresa Piracema, que não tem pago em dia os salários dos seus funcionários, gerando paralisações e prejuízo aos usuários.

O presidente da Câmara de Sorocaba, Rodrigo Manga (DEM), esteve reunido com a direção da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) na tarde desta quinta-feira, 18/01, para cobrar a melhoria no transporte intermunicipal de passageiros na linha de ônibus entre Sorocaba e Salto de Pirapora. Manga esteve acompanhado do vereador de Salto de Pirapora, Sérgio Ventura, mais conhecido como Siri do Gás (PSDB).

No fim do ano passado, os 57 funcionários da Piracema entraram em greve, a fim de reivindicar o pagamento dos salários, e muitos usuários ficaram sem o serviço. Ainda em conversa com passageiros dessa linha, eles apontam demora nas viagens e problemas de lotação.

“Nessa reunião com a EMTU, fomos pedir o cancelamento do contrato de concessão com a Piracema e chamamento de uma outra empresa, em esquema emergencial, até que outra seja contratada em efetivo. Defendemos ainda a valorização dos funcionários da Piracema e o reaproveitamento da mão de obra deles, pois não têm culpa alguma da situação”, complementa Manga.

O presidente da EMTU Joaquim Lopes se comprometeu a convocar a Piracema para uma reunião, porem já adiantou que paralelo a isso irá iniciar um novo processo licitatório para a linha Salto de Pirapora/Sorocaba.

Veja no vídeo abaixo:
















quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

TV digital: desligamento do sinal analógico no interior de São Paulo é hoje!

O sinal analógico da TV aberta será totalmente desligado em Campinas e em mais 84 municípios próximos às 23h59 desta quarta-feira (17/1). A transmissão analógica também será desligada em 19 cidades da Região do Vale do Paraíba. A digitalização da TV aberta permite que os telespectadores assistam programas com maior qualidade de som e imagem.


A ação é considerada uma das mais desafiadoras desde o início dos desligamentos no Brasil, pois além de abranger muitas cidades, o interior paulista é responsável por mais de 800 canais abertos. Nas duas áreas do estado de São Paulo, cerca de 10 milhões de pessoas passarão a contar com transmissão totalmente digital. Serão beneficiadas cerca de 7,7 milhões de pessoas na região de Campinas e 2,3 milhões no Vale do Paraíba. 

Com o desligamento do sinal analógico também haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a velocidade e a capacidade da banda larga móvel (4G) no país, além de permitir uma maior qualidade do serviço nos ambientes fechados. 

Foram distribuídos 533.906 kits gratuitos (compostos por antena, conversor de sinal e controle remoto) para a recepção do sinal aberto da TV digital na Região de Campinas, atingindo 85% do total de beneficiários. E também no Vale do Paraíba foram 148.915 unidades, 76%. A distribuição dos kits vai continuar por mais 30 dias. Famílias cadastradas nos programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica, têm direito a receber o kit. Para mais informações sobre a distribuição dos kits, basta ligar para 147 ou visitar o portal www.sejadigital.com.br

As próximas regiões metropolitanas onde o sinal analógico também será desligado a partir do dia 31 deste mês são Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). As áreas de Bauru, Presidente Prudente e São José do Rio Preto, também em São Paulo, a digitalização deverá ser totalmente implantada no dia 28 de março de 2018 e em outros 396 municípios do interior paulista terão unicamente sinal de TV Digital em 28 de novembro de 2018. 

Municípios onde haverá o desligamento nesta quarta-feira, 17 de janeiro

Região de Campinas - Aguaí, Águas da Prata, Águas de São Pedro, Alumínio, Americana, Amparo, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Araras, Artur Nogueira, Boituva, Cabreúva, Campinas, Campo Limpo Paulista, Capela do Alto, Capivari, Cerquilho, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Cosmópolis, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Iperó, Ipeúna, Iracemápolis, Itapira, Itatiba, Itobi, Itu, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Jumirim, Jundiaí, Leme, Limeira, Louveira, Mairinque, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Mombuca, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Piedade, Piracicaba, Pirassununga, Porto Feliz, Porto Ferreira, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Salto, Salto de Pirapora, Santa Bárbara D'Oeste, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antônio de Posse, São João da Boa Vista, São Pedro, São Roque, Serra Negra, Socorro, Sorocaba, Sumaré, Tambaú, Tapiraí, Tatuí, Tietê, Torrinha, Valinhos, Vargem Grande do Sul, Várzea Paulista, Vinhedo e Votorantim

Vale do Paraíba - Aparecida, Atibaia, Bragança Paulista, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Cruzeiro, Guaratinguetá, Igaratá, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Roseira, São José dos Campos, Taubaté e Tremembé.

*Com informações da Anatel e do Forum SBTVD

 Distância das antenas com sinal digital na região de Sorocaba em relação á Salto de Pirapora
Antenas com transmissão de sinal digital na região de Sorocaba