A sabedoria popular nos ensina que é sempre mais prudente prevenir do que remediar. Cediço, muitas vezes é preferível conter o ímpeto para palpitar em certos assuntos, do que fazê-lo e depois ter que passar os dissabores de enfrentar uma enxurrada de críticas.
Obviamente que não estou aqui querendo desestimular quem quer que seja a tomar suas atitudes, ou ter opinião. A liberdade de expressão é um direito sacramentado em nossa Constituição Federal, porém é preciso estar ciente também que, arcar com consequências dos nossos atos é a conta que pagamos ao exercermos esse direito.
O direito à liberdade de expressão garante a qualquer indivíduo a possibilidade de se manifestar, de buscar e receber informações e idéias de todos os tipos, independentemente da intervenção de terceiros. Isto pode ocorrer oralmente, de forma escrita, através da arte ou de qualquer meio de comunicação. [artigo19.org]
Na blogosfera é comum nos deparamos com pessoas que usam com sabedoria as palavras. Conseguem transmitir o intento com uma simplicidade e clareza elogiável, e ser simples não é fácil, ser simples é uma tarefa um tanto quanto complicada, é necessário muita sabedoria.
Alguns que conviveram sobre a batuta da ditadura e da brutalidade do regime militar, sabem melhor do que ninguém o valor que a liberdade representa. A repressão, a intimidação é que davam a tônica, manifestações públicas contra o regime, eram punidas severamente, alimentadas pela heresia de se manter a ordem.
Uma conduta irrepreensível consiste em manter cada um a sua dignidade sem prejudicar a liberdade alheia. (Voltaire)
Hoje, felizmente, vivemos num estado democrático de direito, que senão consegue cumprir todos os dispositivos constitucionais que garantam um mínimo de conforto e segurança, proporciona liberdade, diga-se de passagem, conquistada de forma árdua à custas de muita luta e sofrimento de nossos precursores.
Ainda que tenhamos conquistado a liberdade, e alguns não achem que ela seja totalitária, é inegável que muitos, infelizmente, não saibam exercer com sabedoria tal benesse ou a faça de forma totalmente equivocada.
Fonte: Blog ContextoLivre
Leia o texto na íntegra e completo - Clique aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não será publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....