Ontem, membros da comunidade passaram o dia arrumando o local da festa - Por: ADIVAL B. PINTO
A comunidade quilombola Cafundó, em Salto de Pirapora, repete hoje uma tradição de mais de 150 anos, a Festa da Santa Cruz, São Benedito e Nossa Senhora Aparecida. Neste ano, no entanto, a festividade religiosa terá uma comemoração especial em agradecimento a um marco histórico para o quilombo: o ganho da posse da terra concedido em fevereiro pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), depois de mais de 40 anos de luta. A partir das 11h, a comunidade se reunirá no local da área devolvida onde havia uma capela destruída pelos antigos grileiros e seguirão em procissão até a atual Capela Quilombo.
Regina Aparecida Pereira, uma das lideranças da comunidade, disse que a inclusão da procissão dentro da programação da festividade, é um ato de agradecimento e homenagem aos quilombolas que lutaram durante décadas para que essas terras fossem devolvidas para a comunidade. "Nós conseguimos identificar o local exato onde existia a antiga capela e que tinha uma importância religiosa muito grande e que foi destruída pelos grileiros", afirma. Após a procissão, será feita a tradicional troca do mastro de Santa Cruz, quando são depositados os agradecimento e pedidos dos fiéis, e a celebração da missa afro.
A programação segue durante toda a tarde com diversas apresentações culturais como roda de capoeira, dança afro, roda de jongo e também uma apresentação da Banda Marcial Municipal, de Salto de Pirapora e barracas com comidas típicas. Às 19h, acontece a tradicional procissão de encontro dos santos e a missa da Santa Cruz. Terminada a celebração religiosa, haverá a apresentação do grupo de pagode de Sorocaba Samba Sete, seguido de uma bailão com Augusto e Rafael. "A festa só termina às 6h manhã de domingo", avisa Regina. A Festa da Santa Cruz do Cafundó é aberta a participação de toda comunidade. Mais informações pelo telefone (15) 3292-6008.
Notícia publicada na edição de 12/05/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul
Fotos do dia da entrega da posse definitiva das Terras do Quilombo Cafundó
Não consegue ver as fotos! Clique aqui!
Não consegue ver as fotos! Clique aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não será publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....