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quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Governador dá pontapé no início da duplicação da SP 264

O governador Geraldo Alckmin anunciou o início das obras na presença de prefeitos e deputados da região (Foto: Fernando Rezende)
A tão esperada obra de duplicação da rodovia João Leme dos Santos, a SP 264, que liga Sorocaba a Salto de Pirapora, foi anunciada ontem de manhã com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Orçada em R$ 114,2 milhões e mais R$ 27 milhões previstos em 50 desapropriações, a obra tem previsão de 15 meses para ser concluída, em fevereiro de 2015. Na ocasião, o governador anunciou a inauguração do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) na cidade para o próximo dia 23. Prefeitos da região participaram da solenidade, ocorrida próximo ao acesso à rodovia Raposo Tavares, onde também foram entregues 26 novas ambulâncias e vans para 14 municípios, os demais as recebem nos próximos dias. O governador disse também que no próximo dia 10 encerra-se a licitação para instalação da rede Lucy Montoro na cidade. 

Marcada para as 9 horas, a chegada do governador teve um atraso de 40 minutos e ele permaneceu uma hora na cerimônia, onde ligou uma máquina para marcar o início das obras e entregou as chaves das ambulâncias. Os deputados estaduais Carlos Cezar, João Caramez e Maria Lúcia; o presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado Samuel Moreira; secretário de Transportes do Estado de São Paulo, Saulo de Castro Abreu Filho; o prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB), secretários municipais, o ex-prefeito Vitor Lippi e o ex-vereador Paulo Mendes, participaram da cerimônia. 

DUPLICAÇÃO – O trecho entre os quilômetros 102 e 109,6 foi dividido em dois lotes para a duplicação, totalizando 17,45 quilômetros da rodovia. Nos primeiros quatro quilômetros serão três faixas de rolamento em cada lado. Haverá sete passarelas, três viadutos, ciclovia por toda a extensão, calçada, uma ponte e cinco rotatórias de retorno. A Construtora Gomes Lourenço (CGL), que recentemente teve o contrato com a Prefeitura de Sorocaba rompido para o serviço de coleta, transporte e disposição do lixo, venceu o primeiro lote de licitação para a duplicação entre os quilômetros 102 ao 109,6, pelo qual recebeu R$ 56,9 milhões. O segundo lote ficou com a empresa Compec Galasso Engenharia e Construções, responsável pelo trecho entre os quilômetros 109,6 a 119,5, sob o valor de R$ 57,2 milhões. A obra gerou um total de 453 novos empregos, 340 deles indiretos e 113 direitos. 

De acordo com Alckmin, foi preciso a emissão de três licenças para o início das obras, o que incluiu a realização de uma prospecção ao longo da rodovia junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), para verificar a existência de itens arqueológicos, que no caso, não foram encontrados. Questionado quanto ao atraso do início das obras, o governador comparou o processo de licitações a uma “corrida de obstáculos”. “Agora é pé na estrada e, conforme for ficando pronto, já vai ser liberado para uso.” Ao todo, são necessárias 50 desapropriações às margens da rodovia, o que consumirá cerca de R$ 27 milhões. Alckmin afirmou que o decreto que declara as áreas de utilização pública já foi concluído, resta somente a burocracia judicial. Os proprietários poderão optar por receber indenização, auxílio aluguel ou moradia. 

O superintendente do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Clodoaldo Pelissioni, espera que as desapropriações ocorram de forma amigável, a fim de evitar recorrer à justiça. “Uma empresa foi contratada para fazer as avaliações e os laudos foram aprovados.” Ele não descarta a possibilidade de as desapropriações atrapalharem as obras, mas afirmou que não é a vontade do órgão. 

Sobre a participação da Gomes Lourenço em um dos trechos de duplicação da SP 264, o superintendente afirmou que Pannunzio os informou sobre o problema na coleta de lixo. “A licitação foi homologada e seremos rígidos com as duas empresas. Se houver algum problema, no primeiro momento iremos notificar, em segundo multar e no terceiro, a empresa que ficou em segundo lugar pode assumir.” 

Em seu discurso, Pelissioni ressaltou que o projeto da duplicação é tido como modelo e agradeceu aos prefeitos e vereadores da região o apoio dado. Ainda frisou que no projeto inicial não havia passarelas, o que foi revisto após a apresentação à comunidade e lideranças nas audiências públicas realizadas em Sorocaba e São Paulo. O prefeito Antônio Carlos Pannunzio comentou o crescimento da região em torno da rodovia, que inclui a instalação da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). “A rodovia se transformou praticamente numa avenida urbana. Com a obra, haverá mais rapidez, segurança e economia.” Ele não poupou elogios ao governador do Estado, a quem se referiu como um homem probo e de princípios “na vida profissional e pessoal”.

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