O governador Geraldo Alckmin anunciou o início das obras na presença de prefeitos e deputados da região (Foto: Fernando Rezende) |
A tão esperada obra de duplicação da rodovia João Leme dos Santos, a SP
264, que liga Sorocaba a Salto de Pirapora, foi anunciada ontem de manhã
com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Orçada em R$ 114,2
milhões e mais R$ 27 milhões previstos em 50 desapropriações, a obra
tem previsão de 15 meses para ser concluída, em fevereiro de 2015. Na
ocasião, o governador anunciou a inauguração do Ambulatório Médico de
Especialidades (AME) na cidade para o próximo dia 23. Prefeitos da
região participaram da solenidade, ocorrida próximo ao acesso à rodovia
Raposo Tavares, onde também foram entregues 26 novas ambulâncias e vans
para 14 municípios, os demais as recebem nos próximos dias. O governador
disse também que no próximo dia 10 encerra-se a licitação para
instalação da rede Lucy Montoro na cidade.
Marcada para as 9 horas, a chegada do governador teve um atraso de 40
minutos e ele permaneceu uma hora na cerimônia, onde ligou uma máquina
para marcar o início das obras e entregou as chaves das ambulâncias. Os
deputados estaduais Carlos Cezar, João Caramez e Maria Lúcia; o
presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp),
deputado Samuel Moreira; secretário de Transportes do Estado de São
Paulo, Saulo de Castro Abreu Filho; o prefeito Antônio Carlos Pannunzio
(PSDB), secretários municipais, o ex-prefeito Vitor Lippi e o
ex-vereador Paulo Mendes, participaram da cerimônia.
DUPLICAÇÃO – O trecho entre os quilômetros 102 e 109,6
foi dividido em dois lotes para a duplicação, totalizando 17,45
quilômetros da rodovia. Nos primeiros quatro quilômetros serão três
faixas de rolamento em cada lado. Haverá sete passarelas, três viadutos,
ciclovia por toda a extensão, calçada, uma ponte e cinco rotatórias de
retorno. A Construtora Gomes Lourenço (CGL), que recentemente teve o
contrato com a Prefeitura de Sorocaba rompido para o serviço de coleta,
transporte e disposição do lixo, venceu o primeiro lote de licitação
para a duplicação entre os quilômetros 102 ao 109,6, pelo qual recebeu
R$ 56,9 milhões. O segundo lote ficou com a empresa Compec Galasso
Engenharia e Construções, responsável pelo trecho entre os quilômetros
109,6 a 119,5, sob o valor de R$ 57,2 milhões. A obra gerou um total de
453 novos empregos, 340 deles indiretos e 113 direitos.
De acordo com Alckmin, foi preciso a emissão de três licenças para o
início das obras, o que incluiu a realização de uma prospecção ao longo
da rodovia junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional (IPHAN), para verificar a existência de itens arqueológicos,
que no caso, não foram encontrados. Questionado quanto ao atraso do
início das obras, o governador comparou o processo de licitações a uma
“corrida de obstáculos”. “Agora é pé na estrada e, conforme for ficando
pronto, já vai ser liberado para uso.” Ao todo, são necessárias 50
desapropriações às margens da rodovia, o que consumirá cerca de R$ 27
milhões. Alckmin afirmou que o decreto que declara as áreas de
utilização pública já foi concluído, resta somente a burocracia
judicial. Os proprietários poderão optar por receber indenização,
auxílio aluguel ou moradia.
O superintendente do Departamento de Estradas de Rodagens (DER),
Clodoaldo Pelissioni, espera que as desapropriações ocorram de forma
amigável, a fim de evitar recorrer à justiça. “Uma empresa foi
contratada para fazer as avaliações e os laudos foram aprovados.” Ele
não descarta a possibilidade de as desapropriações atrapalharem as
obras, mas afirmou que não é a vontade do órgão.
Sobre a participação da Gomes Lourenço em um dos trechos de duplicação
da SP 264, o superintendente afirmou que Pannunzio os informou sobre o
problema na coleta de lixo. “A licitação foi homologada e seremos
rígidos com as duas empresas. Se houver algum problema, no primeiro
momento iremos notificar, em segundo multar e no terceiro, a empresa que
ficou em segundo lugar pode assumir.”
Em seu discurso, Pelissioni ressaltou que o projeto da duplicação é tido
como modelo e agradeceu aos prefeitos e vereadores da região o apoio
dado. Ainda frisou que no projeto inicial não havia passarelas, o que
foi revisto após a apresentação à comunidade e lideranças nas audiências
públicas realizadas em Sorocaba e São Paulo. O prefeito Antônio Carlos
Pannunzio comentou o crescimento da região em torno da rodovia, que
inclui a instalação da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). “A
rodovia se transformou praticamente numa avenida urbana. Com a obra,
haverá mais rapidez, segurança e economia.” Ele não poupou elogios ao
governador do Estado, a quem se referiu como um homem probo e de
princípios “na vida profissional e pessoal”.
Fonte: Jornal Diário de Sorocaba
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