Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Catadores da Coresp iniciam beneficiamento de plásticos


Os catadores e catadoras da Coresp (Cooperativa de Reciclagem de Salto de Pirapora), juntamente às outras dez cooperativas que integram a Rede Solidária Cata-Vida, e o Ceadec (Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania) inauguraram, no dia 13 de dezembro de 2011, a Divisão Polímeros – Unidade de Beneficiamento dos Plásticos PP e PE, em uma solenidade que contou com a participação de 207 convidados, entre representantes de entidades, sindicatos, prefeitos, deputados, vereadores, secretários municipais e catadores de Sorocaba e Região.


A Divisão Polímeros da Rede Cata-Vida é a primeira fábrica do país administrada por cooperativas de catadores a produzir tubos para canos de esgoto a partir dos polímeros PP e PE. Serão processados os materiais PP - Polipropileno (potes de margarina, potes de sorvete, caixas de bebida, tampas, utilidades domésticas, entre outros) e PE - Polietileno (embalagens de detergentes, de shampoos, garrafinhas de óleo automotivo, tampas, tambores para tintas, potes, entre outros). A partir de agora, esses materiais, depois de separados pelos moradores de Salto de Pirapora e coletados pelos catadores da Coresp seguirão para a fábrica em Sorocaba, onde serão beneficiados e transformados em matéria prima e em novos produtos.


A unidade industrial possui três linhas de produção. Na primeira linha serão efetuadas as atividades de lavagem, moagem e secagem do PP e PE. A segunda linha vai extrusar e transformar os polímeros em granulados que serão comercializados como matéria prima para as indústrias. Na terceira linha de produção os polímeros PP serão transformados em tubos para serem utilizados pela construção civil na forma de cano para esgoto. E os polímeros PE serão transformados em mangueiras, normalmente utilizados para irrigação na agricultura.


Com esta inauguração, o sonho que vem sendo construído coletivamente desde 2001 e que começou a ser concretizado em 2008 com o beneficiamento do papel e do óleo residual de fritura, a Rede Solidária Cata-Vida concretiza este processo de verticalização da coleta seletiva e fortalece ainda mais os empreendimentos solidários dos catadores.


Os 280 catadores organizados em cooperativas que integram a Rede Cata-Vida são protagonistas de todo o processo que envolve a cadeia produtiva da reciclagem, começando pela coleta dos materiais, a triagem, o armazenamento, o beneficiamento, o transporte e a comercialização dos materiais. A partir de agora, não são mais apenas materiais enfardados e comercializados às indústrias de beneficiamento. No caso dos polímeros, agora serão também produtos beneficiados.


“Com a fábrica, o trabalho vai ficar bem melhor, porque os materiais agora vão ter mais valor. A tendência é melhorar mais e aumentar o salário da gente também. Isso vai ajudar em muita coisa”, comemorou a catadora da Coresp, Valdete Oliveira Sena.


Izabel Oliveira da Luz, representante dos Vicentinos de Salto de Pirapora, entidade parceira desde o início da Coresp, esteve presente na solenidade e parabenizou os catadores pela inauguração. “Eles lutam tanto e essa inauguração é fruto de merecimento mesmo. Eu como Vicentina de Salto de Pirapora faço questão de ajudar os catadores da Coresp. Faço bazar na minha casa, bolinhos de frango para vender e angariar fundos para as despesas de primeira hora da cooperativa, ajudo e me sinto feliz por isso”, comentou.


A Divisão Polímeros integra o processo de verticalização da coleta seletiva da Rede Cata-Vida, organizado pelo CEADEC, com patrocínio da PETROBRAS e apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, da Prefeitura de Sorocaba e do BNDES.
----------------------------------------------------
Assessoria de Imprensa - Ceadec

_________________________________




Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo