Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Salto de Pirapora no Jornal Nacional | Prefeitura utiliza ônibus escolares de forma irregular

Prefeitura utiliza ônibus escolares para transportar funcionários
Veja o vídeo da reportagem no Jornal Nacional - Clique aqui!
Enquanto isso, crianças viajam em veículos lotados em Salto de Pirapora.
Equipe de reportagem da TV TEM flagrou as duas situações.

Enquanto dezenas de crianças da zona rural da cidade viajam em pé e sem nenhuma segurança para ir até a escola, em Salto de Pirapora (SP), pelo menos dois ônibus escolares têm sido usados para transportar funcionários da prefeitura. A equipe de reportagem da TV TEM  registrou 63 crianças entrando em um único veículo, com capacidade para 45 passageiros. Segundo o motorista, normalmente, são 78. Para acomodar todos os alunos, os monitores colocam até três crianças por banco, e não há cinto de segurança para todos.

Para as mães, a situação é revoltante. "O risco que eles correm é muito grande, a gente não fica tranquila enquanto o ônibus não chega e deixa eles na porta", diz Rose Santos. Em uma das viagens, acompanhada pela equipe de reportagem, dez crianças viajaram em pé durante todo o percurso, de cinco quilômetros, que inclusive passa pela rodovia João Leme dos Santos, que está em obras e é conhecida por ser perigosa e registrar grande número de acidentes.

Após deixar as crianças na escola, o motorista transporta outra turma, de 65 alunos. O trajeto conta com cerca de dez quilômetros de rodovia, com vários trechos de pista simples.

Enquanto as crianças viajam sem segurança, dois ônibus escolares, comprados com verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, são utilizados para transportar funcionários da prefeitura. Um dos funcionários foi questionado pela reportagem e confirma: "o veículo leva servidores para almoçar todos os dias." Prefeitura utiliza ônibus escolares para transportar funcionários

Segundo o prefeito de Salto de Pirapora, Santelmo Xavier Sobrinho, a situação não é frequente. "Quebrou um ônibus, estourou o parabrisa e foi arrumar a parte elétrica. Ele usou esses dias o ônibus e não é frenquente. Mas os funcionários tem ônibus próprio, sim. Agora, se quebrar um ônibus, não pode colocar outro?", comenta o prefeito.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação vai encaminhar denúncia ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público Federal. A prefeitura pode ser enquadrada por improbidade administrativa, além de ter que pagar multa por uso indevido de recursos públicos.




Veja o outro vídeo com a entrevista do prefeito Santelmo abaixo, logo após as fotos.
_____________________________________________

Resolução/CD/FNDE nº 18, de 19 de junho de 2012

Dispõe sobre os critérios para a utilização de veículos de transporte escolar adquiridos no âmbito do Programa Caminho da Escola.
Art. 3º Os veículos a que se refere o Artigo 2º são destinados para o uso exclusivo no transporte dos estudantes matriculados nas escolas das redes públicas de ensino, nos trajetos necessários para:
              I.               garantir o acesso diário e a permanência dos estudantes nas escolas;
             II.               garantir o acesso dos estudantes nas atividades pedagógicas, esportivas, culturais ou de lazer previstas no plano pedagógico e realizadas fora da escola.


Desde o ano de 2013 os Micro-ônibus escolar do Programa Caminho da Escola é utilizado de forma irregular pela Prefeitura Municipal de Salto de Pirapora, e não adianta o Sr. prefeito negar ou dizer que estava em manutenção, pois os veículos foram utilizados por diversas vezes e diariamente para o transporte dos funcionários públicos municipais.

Vejam todas as fotos com os flagrantes no ano de 2013 - Clique aqui!












______________________________________________________

Pacientes de Salto de Pirapora reclamam de transporte inadequado

 Ônibus escolares estão sendo usados para levar pacientes (Foto: Reprodução/TV TEM)



quinta-feira, 2 de abril de 2015
Moradores de Salto de Pirapora (SP) que precisam viajar para outra cidade para passar por consultas e exames médicos reclamam do transporte disponibilizado pela prefeitura. O veículo está sem segurança e sem conforto. As vans destinadas ao transporte de pacientes estão paradas por problemas mecânicos e o único meio disponível é um micro-ônibus, que deveria ser usado apenas por estudantes que moram na zona rural da cidade.

Veja a reportagem completa com o vídeo - Clique aqui!

Um comentário:

Unknown disse...

engraçado ne pq os onibus do Piracema e vans escolares particulares ninguem ficaliza,quem tem de graça acha ruim q as crianças vao de pe dentro do onibus e os q pagam vans nao se importam se tem cadastro e se e fiscalizado ja vi vans fazendo manobras perigoras com crianças dentro e tbm nao tem cinto de segurança!

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo