Diversas panelas cheias de alimentos são levadas em veículo sem condições adequadas de higiene em Salto de Pirapora. Prefeito alega que não sabia da situação.
![]() |
(Foto: Reprodução vídeo TV TEM) |
Uma van adaptada para transportar pessoas com deficiência está sendo usada irregularmente para levar merenda às escolas municipais e estaduais em Salto de Pirapora (SP).
O transporte improvisado foi flagrado pela equipe de reportagem da TV TEM e mostra um furgão sem as condições de higiene adequadas com pelo menos 10 panelas cheias de comida.
O prefeito de Salto de Pirapora, Joel David Haddad (PDT), afirma que não sabia que a Secretaria de Educação tinha contratado a van provisoriamente e prometeu resolver a situação.
As imagens feitas pela TV TEM mostram que, assim que para na frente da escola, o ajudante da van afasta o contêiner cheio de lixo para dar lugar ao carrinho onde vão as panelas. É ele quem leva a comida para dentro da unidade.
A van que acabou de fazer a entrega na escola vai para outra unidade escolar e o procedimento é semelhante. Neste caso, uma mulher que está com um uniforme de cozinha aproveita que está do lado de fora do prédio para acender um cigarro ao lado do alimento.
![]() |
Merendeira de Salto de Pirapora foi flagrada fumando durante entrega de alimentos à escola (Foto: Reprodução TV TEM) |
Sem higiene
Durante a entrega em outra unidade escolar, é possível ver que o piso da van é de ferro e as panelas ficam no mesmo lugar dessas caixas plásticas.
Além disso, uma bandeja com sacos de carne crua fica exposta em contato com o assoalho do veículo e sem refrigeração, o que é proibido pela Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo.
Segundo a portaria de abril de 2013 da Vigilância Sanitária, o compartimento que transporta a merenda escolar tem que ser revestido, impermeável, não tóxico e resistente a procedimentos de higienização para transportar alimentos prontos ou não.
A legislação também ressalta que o motorista deve ficar em uma cabine isolada, sem contato com a carga, e que a temperatura deve estar em conformidade com o alimento transportado. Neste dia, o termômetro passava dos 30ºC.
Prática condenada
![]() |
Uma bandeja com carne sem refrigeração e em contato direto com o assoalho do veículo foi encontrada (Foto: Reprodução TV TEM) |
As imagens da reportagem da TV TEM foram analisadas pelo Conselho Regional de Nutricionistas em São Paulo, que condenou a prática usada em Salto de Pirapora.
“Os produtos transportados, sejam as caixas plásticas, as panelas, não podem estar em contato direto com o piso do veículo. É necessário um estrado lavável e impermeável", explica Débora Cabanes Bertolomeu do Conselho.
Débora aponta ainda que existe uma série de resquisitos importantes, como a questão da licença de funcionamento do veículo para transporte de alimentos, que é dada pela Vigilância Sanitária Municipal.
A representante do Conselho Regional de Nutricionistas informa que a saída das merendeiras das dependências da cozinha torna passível a contaminação por bactérias externas, vindas da poeira, por exemplo.
Além dos flagrantes de irregularidades sanitárias, a van usada pela prefeitura não é municipal. O veículo pertence a uma empresa que acabou de ganhar uma licitação para o transporte escolar na cidade.
A prefeitura diz que fez um contrato emergencial para não deixar as escolas desabastecidas, mas não informou o valor do contrato.
A Transparência Brasil, que fica de olho nos gastos públicos, afirma que a prefeitura deveria divulgar os valores gastos, que devem ser acordados e devidamente publicados.
“Isso gera gastos para o munícipio, e toda despesa deve ser indicada de onde vem, o que está sendo pago com que, onde está o contrato. Há uma falta de transparência que acaba levantando uma série de suspeitas sobre a lisura deste serviço”, afirma a diretora de operações, Juliana Sakai.
![]() |
Van adaptada para deficientes é usada no transporte irregular de merenda escolar em Salto de Pirapora (Foto: Reprodução/TV TEM) |
O Melhor Preço R$ da cidade, confira!
Whatsapp (15) 99735.9886
Nenhum comentário:
Postar um comentário