Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Vídeos: Protesto que reclama por saúde e educação em Salto de Pirapora

Magali Canalle e os estudantes na prefeitura


Magali Canalle conversa com o Soldado PM Wincler



Entrevista Jovem Pan Magali Canalle



Entrevista com populares de Salto de Pirapora



Magali Canalle fala com a imprensa, e vai pedir a revogação da Lei de restrição ao transporte gratuito dos estudantes universitários



Veja as fotos do protesto dos estudantes na prefeitura


Revogação de uma Lei
A revogação é o fenômeno pelo qual uma lei perde a sua vigência. Esse fenômeno deve ocorrer haja vista o dinamismo da vida social e a complexidade das relações, se fazendo necessárias inúmeras adaptações da Ordem Jurídica.

Uma lei perde sua vigência em algumas situações específicas, quais sejam: revogação por outra lei, desuso e decurso de tempo.

Quando for revogada por outra lei: nesse caso a nova lei terá algumas opções, podendo revogar a totalidade do conteúdo da lei anterior, (resultando a ab- rogação) ou revogar tão somente alguma parte determinada (verificando a derrogação).
Poderá a nova lei, também, ser expressa quanto à revogação, dizendo claramente qual lei ou parte dela que perderá seus efeitos, ou tácita, quando a lei nova não diz expressamente o que veio revogar, mas se mostra incompatível com a norma existente (lei anterior revoga a anterior), ou a lei nova regulamenta a totalidade do assunto abordado em uma anterior (lei especial prevalece sobre lei geral).

Quando ocorre o desuso: é verificado quando a lei não é aplicada da forma prevista, ou seja, a autoridade a quem incumbia garantir a observância da lei não a aplica. Pode o desuso se dar também de forma espontânea, quando as pessoas deixam, aos poucos, de observar a norma em suas relações sociais.
As características do desuso são: a falta de observância da lei por um considerável período de tempo, e que essa inobservância ocorra em todos os âmbitos de atuação da lei, expressando assim seu caráter genérico.

Vale dizer que o Direito Brasileiro veda a repristinação, ou seja, proíbe que uma lei que perdeu a sua vigência em virtude de outra, retorne a produzir seus efeitos se a lei que a havia revogado, por qualquer motivo, perder a sua vigência. Em outras palavras, uma vez revogada, uma lei não mais poderá recuperar a sua vigência. 


Veja na integra a Lei de restrição ao transporte dos estudantes universitários

Um comentário:

Sorocaba Geral disse...

Olá Adriano.
Gostaria de falar contigo, via telefone. Meu e-mail: tonisilva2010@bol.com.br / jornalismo@radiosuperfm.net

Jornalista Toni Silva de Sorocaba, um abraço, aguardo contato.

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo