Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Golpes por torpedos falsos fazem mais vítimas na região de Sorocaba

Mensagens pedem que a pessoa recarregue o celular para pegar o prêmio.
Polícia orienta a nunca retornar para o número indicado.
Reprodução site do G1 Sorocaba e Jundiaí/TV Tem

Veja o vídeo da entrevista - Clique aqui!
Uma notícia boa todo mundo quer. E muita gente recebe torpedos falsos de promoções com prêmios em dinheiro, semelhantes aos divulgados pela TV. O problema é que na maioria das vezes são golpes aplicados por estelionatários. Na região de Sorocaba (SP) esse crime está cada vez mais frequente, como mostra a reportagem do Tem Notícias.

O golpe funciona da seguinte maneira. A vítima recebe torpedos pelo celular. A mensagem diz que ganhou ela algum prêmio, mas para recebê-lo precisa comprar créditos para o aparelho.

O dono de uma banca de jornal de Salto de Pirapora (SP) conta que frequentemente aparecem pessoas que querem comprar créditos de celular para poder receber os tais prêmios.

Em uma farmácia também da cidade, uma atendente revela que lá não é diferente. É comum pessoas chegarem com o mesmo intuito. O alerta para as vítimas nem sempre ajuda. O caso mais recente, felizmente, foi impedido. Uma mulher contou que em uma ligação a cobrar, o golpista sabia até o nome do filho dela. Foi difícil convencê-la de que ela estava sendo enganada.

Para dar mais realidade ao golpe, além de deixar as vitimas em espera, como qualquer serviço de telemarketing, os criminosos criam senhas e fornecem protocolos.

Em casos mais graves, os criminosos ligam para alguém dizendo que algum parente foi sequetrado. Desesperada, a pessoa transfere dinheiro para conta dos golpistas.

Orientação da PM

A polícia orienta para as vítimas não respondam aos torpedos recebidos. Também não se deve enviar créditos de celular que geralmente são usados por presos para se comunicar dentro das penitenciárias.

Se a ligação for de ameaça de sequestro de algum parente, a recomendação é tente antes fazer contato com a suposta vítima para verificar se não se trata de um golpe e acionar a PM.



Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo