Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

segunda-feira, 12 de março de 2018

Piracema corre o risco de perder permissão

Mesmo após o fim da greve e devido à instabilidade financeira registrada desde o ano passado, a Viação Piracema pode perder a permissão para operar as linhas, que seriam passadas, em caráter emergencial, à Auto Ônibus São João. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado de segunda-feira, consta no despacho assinado pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, em atendimento à solicitação da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). As duas empresas não se manifestaram sobre o despacho.

Pelo despacho, o titular da STM autoriza a transferência a título precário e emergencial das linhas da Viação Piracema à Auto Ônibus São João "até a finalização do processo de chamamento público de todas as empresas operadoras na Região Metropolitana de Sorocaba". O texto justifica a decisão em "face a paralisação das atividades da Viação Piracema" nas linhas, sendo a principal delas a de Salto de Pirapora-Sorocaba.

O advogado da Viação Piracema, Marcelo Antonio Sanglade Marchiori, disse por telefone que não iria se manifestar sobre o assunto pelo fato de a empresa não ter sido notificada oficialmente pela EMTU. O mesmo posicionamento teve o diretor da São João, Marco Franco, que alegou também não ter recebido notificação por parte da gerenciadora dos transportes metropolitanos.

Apesar do despacho sinalizar pelo afastamento durante o processo de chamamento público, a EMTU informou ao Cruzeiro do Sul que a São João assumiu emergencialmente as cinco linhas da Viação Piracema na paralisação e que continuará operando durante o processo de retomada cautelar das linhas. A assessoria de imprensa da EMTU explicou que o despacho deverá ser corrigido, mas afirmou que a "EMTU está encaminhando correspondência às empresas permissionárias da Região Metropolitana de Sorocaba para manifestação de interesse em operar as linhas metropolitanas de responsabilidade da Viação Piracema".

Greve e audiência

A greve iniciada na terça-feira passada (e não na segunda como informado anteriormente) chegou ao fim ontem pela manhã, ao ser constatado o depósito do vale que estava atrasado desde o dia 20, e também do pagamento mensal. Entretanto, o Sindicado dos Rodoviários de Sorocaba e Região avisa que, caso a Viação Piracema não pague hoje o tíquete-refeição e a cesta básica aos trabalhadores, a greve poderá ser retomada tão logo termine a audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), em Campinas, marcada para às 13h30 de hoje. Segundo informou o advogado da empresa, Marcelo Marchiori, tais pagamentos já estavam programados para o quinto dia útil do mês, que é hoje.

O atraso de dois anos no recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) deve também fazer parte da pauta da audiência. Sobre isso a empresa informou estar em tratativas com a Caixa Econômica Federal (CEF) para o pagamento parcelado.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul















Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo