Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

domingo, 3 de julho de 2011

Lula é aplaudido, e Collor recebe vaias no velório de Itamar

Lula, cercado de senadores, presta homenagem a Itamar Franco

Foto: José Guilherme Camargo/Especial para Terra

Direto de Juiz de Fora-MG

Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Collor de Mello tiveram recepções antagônicas, no início da tarde deste domingo, por parte da população que aguardava a abertura dos portões para o velório do ex-presidente e senador Itamar Franco (PPS-MG). Na chegada do comboio das autoridades políticas à Câmara Municipal de Juiz de Fora (MG), Lula foi aplaudido pela multidão, enquanto Collor foi recebido com vaias.

Além de Lula e Collor, estão presentes ao velório de Itamar o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o vice-presidente da República, Michel Temer, além de ministros, senadores e deputados federais.

Itamar chegou a Juiz de Fora por volta das 10h25, após ser levado de São Paulo a bordo de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Na cidade mineira, o caixão deixou o aeroporto em carro aberto, sob escolta de batedores, e chegou às 11h15 à Câmara Municipal. Músicos do Exército executaram o toque presidencial enquanto o corpo era carregado para o interior do palácio, onde dois Dragões da Inconfidência ficam de guarda junto à porta.

O velório teve início às 11h29, somente para familiares, amigos e autoridades. Depois será liberado para a população que espera ansiosa em frente à Câmara. Segundo o major da PM, Alexandre Nocelli, pelo menos 300 pessoas esperam para ver pela última vez o ex-presidente Itamar Franco. De acordo com o major, 600 policiais prestam apoio na segurança do trajeto do corpo até a Câmara. "Tudo ocorre com normalidade", disse o major.

O aposentado Adão de Assis Ferreira, 47 anos, foi o primeiro a chegar à Câmara Municipal para ver o corpo do Itamar Franco. Ele chegou às 7h30 da manhã. "Vim prestar uma homenagem ao nosso querido Itamar Franco. Eu sou habitante de Juiz de Fora há 40 anos, tive a oportunidade de ir em vários showmícios dele, ele era muito simpático com todo mundo. Foi um ótimo presidente, prefeito e agora senador. Eu fico muito grato por tudo o que ele fez de bom para nós brasileiros. Fico muito feliz por estar aqui na despedida dele", disse.

Na manhã de segunda-feira, por volta das 8h, o corpo segue para Belo Horizonte (MG), onde acontece novo velório, no Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro. De lá, segue para Contagem, a cerca 25 km da capital mineira, onde acontece a cerimônia de cremação, no mesmo local em que o ex-vice-presidente José Alencar foi cremado.
Lula e Itamar Franco - foto: Ricardo Stuckert - PR

Itamar Franco morreu na manhã de sábado 02/06/2011, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele estava internado desde o dia 21 de maio, para tratamento de leucemia. O estado de saúde de Itamar piorou na sexta-feira, quando ele passou a respirar com a ajuda de aparelhos. Nesta semana, o senador foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital com um quadro de pneumonia.

Para Eduardo Suplicy, Itamar era exemplo de austeridade

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que Itamar era um senador respeitado por todos

Foto: Léo Pinheiro/Terra

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) lamentou neste sábado a morte de seu companheiro do ex-presidente da República Itamar Franco (PPS-MG) em São Paulo. Para Suplicy, o colega de Senado era um exemplo de austeridade e comportamento.

"Como senador era respeitado por todos. Ele vinha se destacando como uma pessoa que a cada momento alertava sobre a necessidade de se cumprir bem a Constituição e o regimento interno do Senado. Alertou mais de uma vez o governo da necessidade de se apresentar Projetos de Lei. Ele era contra as medidas provisórias", disse. Suplicy contou que esteve há cerca de 20 dias no Hospital Albert Einstein para visitar Itamar. Na última conversa entre os dois, disse que ele estava confiante em sua recuperação.

O senador paulista lembrou que Itamar conduziu o governo federal de forma exemplar. "Vivíamos com um problema de inflação altíssima e foi ele quem instituiu o Plano Real, quando era ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso. Ele teve a coragem de levar um plano, depois de todas as experiências que haviam acontecido - Plano Cruzado, Plano Bresser e outros -, mas que acabou sendo bem sucedido".

Suplicy lembrou também dos primeiros planos eficientes de combate à fome e à miséria, ao lado do sociólogo Betinho. "Itamar foi um extraordinário democrata, que contribuiu para a democratização do Brasil. Foi um dos responsáveis por estarmos hoje vivendo em um País com prática de democracia", disse.

Itamar Franco e Lula - foto: Ricardo Stuckert - PR
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo