Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

domingo, 4 de dezembro de 2011

Corinthians segura empate com Palmeiras e é pentacampeão brasileiro

Estádio do Pacaembu - São Paulo (SP)
Foto Oficial do time Pentacampeão Brasileiro de 2011 - www.corinthians.com.br
O Corinthians precisou encarar um jogo tenso, mas conquistou neste domingo seu quinto título brasileiro. Em duelo com confusão nos minutos finais, no Pacaembu, o Timão segurou o empate por 0 a 0 com o Palmeiras e levantou a taça do Brasileirão.

Além de fazer o resultado necessário para se sagrar campeão sem depender de qualquer outro resultado, o Alvinegro ainda foi beneficiado pelo empate do Vasco com o Flamengo, no Engenhão. Nos minutos finais, Jorge Henrique deu um chute no ar e gerou uma briga generalizada. Após a confusão, João Vitor e Leandro Castán foram expulsos.

Antes disso, o Timão ainda pôde jogar com um jogador a mais durante parte do segundo tempo, depois da expulsão de Valdivia, mas também teve Wallace excluído da partida. O sofrimento marcou o jogo do Corinthians, que levou uma bola na trave em cabeceio na etapa final.

O jogo deste domingo foi marcado por homenagens ao ex-jogador Sócrates, que morreu durante a madrugada. Os jogadores e torcedores do Timão não deixaram passar o jogo sem fazer recordações ao ídolo alvinegro.
Comemoração do título - foto: AP Photo/Andre Penner
Com o resultado deste domingo, o Corinthians conquistou pela quinta vez o Brasileirão, depois de ter erguido a taça nas edições de 1990, 1998, 1999 e 2005. Além disso, o técnico Tite pôde comemorar seu primeiro troféu do campeonato.

O Timão encerra o Nacional com 71 pontos, enquanto o Vasco ficou com 69. Já o Palmeiras termina o campeonato no 11º lugar, com 50.

A conquista alvinegra também colocou fim à soberania do Rio de Janeiro, pois Flamengo e Fluminense levaram a melhor em 2009 e 2010, respectivamente.

Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Com o empate sem gols diante do maior rival, os corintianos puderam comemorar o seu quinto título nacional
O jogo: Diante do apoio de sua torcida e empolgado na busca pelo resultado, o Corinthians buscou o ataque nas jogadas iniciais, mas o Palmeiras brecou o ímpeto adversário, muitas vezes cometendo faltas. Patrik, inclusive, foi advertido com o cartão amarelo logo aos cinco minutos.

O Alvinegro chegou a ter uma chance em cobrança de falta da meia-esquerda, mas Alex bateu por cima do gol. Depois de esfriar o jogo do adversário, o Palmeiras passou a segurar a bola e avançar. A situação, então, foi invertida, com o Corinthians cometendo faltas. Mas as duas primeiras oportunidades de Marcos Assunção foram desviadas pela barreira.

Mesmo com mais posse de bola, o Palmeiras também não conseguia ameaçar efetivamente Julio Cesar. Do outro lado, após cobrança de falta, Leandro Castán pediu toque de mão de Leandro Amaro na área palmeirense, mas o árbitro Wilson Luiz Seneme considerou a jogada normal.

O jogo seguiu nervoso, e Alex foi advertido ao derrubar Ricardo Bueno. Com dificuldade para ameaçar tocando a bola, o Verdão insistiu em cobranças de falta de Marcos Assunção, mas Valdivia cabeceou para fora. Com Wallace colado em sua marcação, o chileno tentou armar as jogadas do Palmeiras.

Djalma Vassão/Gazeta Press

Valdívia acabou expulso no início do 2º tempo

Mais tranquilo que o adversário em campo, o Palmeiras ameaçou em cruzamento de Patrik, mas Luan não alcançou. Quando o jogo estava perto do intervalo, Valdivia rolou na entrada da área para Cicinho chegar batendo rasteiro. Leandro Amaro desviou na área, mas para fora. Pouco depois, aconteceu o lance mais polêmico da etapa.

Alessandro recebeu em velocidade e deixou na área para William, que caiu na disputa com Henrique. A bola ainda sobrou para Liedson, mas o chute foi desviado pela defesa. Os jogadores do Corinthians reclamaram bastante e pediram pênalti, por um toque do joelho do zagueiro palmeirense no pé do camisa 7. O árbitro, porém, considerou o lance normal e, instantes depois, apitou o fim do primeiro tempo, sem que Deola e Julio Cesar tivessem feito defesas.

As duas equipes voltaram sem alterações para o segundo tempo. Com menos de um minuto, William deu o primeiro chute ao gol do jogo, pois dominou na entrada da área e chutou rasteiro, fraco, sem dar tanto trabalho ao goleiro Deola.

No lance seguinte, o Palmeiras sofreu uma importante baixa. Jorge Henrique adiantou a bola e sofreu falta de Valdivia. Seneme considerou que o chileno deu uma cotovelada e o expulsou de campo, gerando muita reclamação dos palmeirenses.

Com a expulsão do chileno, o Corinthians se empolgou para buscar o ataque, e Felipão fez sua primeira mudança. João Vitor entrou no lugar de Patrik. Pouco depois, Fernandão assumiu o lugar de Ricardo Bueno.

Fernando Dantas/Gazeta Press

Jogo teve muita confusão no seu final
Mesmo assim, o Timão seguiu mais perigoso. Liedson passou bem por Gerley pela direita e cruzou, mas Deola espalmou. A pressão persistiu em jogada de Jorge Henrique, que ganhou na corrida pela esquerda de João Vitor e mandou para a área. Liedson não alcançou e Gerley quase mandou contra o próprio gol. O árbitro, porém, marcou impedimento do atacante corintiano.

Com um a menos em campo, o Palmeiras respondeu e criou a melhor jogada da partida até então. Aos 27, Marcos Assunção cobrou falta para a área e Fernandão cabeceou na trave. No rebote, Luan arrematou por cima do gol. Felipão mandou seu time ainda mais para frente, com Maikon Leite na vaga de Cicinho.

O Corinthians, por sua vez, também sofreu sua baixa, pois Wallace foi expulso, mas conseguiu administrar nos minutos finais. Aos 45, Jorge Henrique deu o chute no ar e gerou uma confusão generalizada, que culminou com as expulsões de João Vitor e Leandro Castán. Após a briga, Jorge Henrique foi substituído por Moradei, antes do apito que liberou os corintianos para o grito de campeão.
Djalma Vassão/Gazeta Press
Antes do início da partida, os atletas se reuniram no meio-campo para prestar última homenagem a Sócrates.

Fonte: Gazeta Esportiva.net


Campeão! Corinthians 0 x 0 Palmeiras, melhores momentos pela 38ª rodada do Brasileiro 2011

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo