Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Região de Sorocaba continua em alerta e reforça combate à dengue

Votorantim (SP) pode chegar a três mil casos, diz Secretaria da Saúde.
Nebulização é realizada diariamente em Salto de Pirapora (SP).
Veja o vídeo da reportagem do G1/TV Tem - Clique aqui! 
A região de Sorocaba (SP) continua em alerta por causa do aumento no número de casos da dengue. Em Votorantim (SP), a Secretaria de Saúde estima que até junho, o município chegue a três mil casos. Já em Salto de Pirapora (SP), novos profissionais vão reforçar as equipes de combate ao mosquito transmissor.

Em Salto de Pirapora, a nebulização tem sido feita diariamente nos bairros. O veneno mata os mosquitos transmissores da dengue. No total, 20 funcionários atuam diretamente no combate à doença. Este ano, já foram confirmados 310 casos de dengue no município e só no fim de semana, 45 suspeitas chegaram à Secretaria de Saúde.

Para tentar controlar o número de casos, a prefeitura já havia decretado estado de emergência, que permite a contratação de reforços de forma mais rápida. Um edital deve ser publicado esta semana para preencher 15 vagas na área da saúde. Segundo a secretária da saúde, Rita de Cássia Galante de Carvalho, diversas medidas já foram tomadas.
Reprodução vídeo da reportagem G1/TV Tem Sorocaba
“As unidades de saúde da família foram preparadas para prestar soroterapia aos pacientes e direcionamos os funcionários nos setores de maior demanda. Em apoio à Santa Casa também, a gente auxilia na notificação e expandimos o horário de laboratório”, explica Rita.

Outra preocupação tem sido com as borracharias que acumulam pneus. Equipes de zoonoses têm orientado os comerciantes para o descarte correto dos pneus. Quatro caminhões com esse material já foram retirados da cidade.

Dengue em Votorantim

Em Votorantim, cidade que também decretou estado de emergência, parte dos funcionários contratados emergencialmente pela prefeitura já se apresentou. No total, 25 novos trabalhadores devem ser chamados para dar suporte aos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde e nas ações pelos bairros.

O município já tem 170 casos confirmados em 2015, mas a Secretaria de Saúde estima que esse número possa chegar a três mil até o fim do período de transmissão, em junho. Nas ruas, o trabalho de orientação e nebulização é feito diariamente. “A gente passa nas casas avisando que vai ser feito a nebulização e é muito importante que as pessoas autorizem a entrada dos agentes porque, se uma casa deixa de passar, pode comprometer o nosso serviço”, destaca a agente Tania Mattoso.

Para conter o avanço da dengue, outras medidas foram tomadas: a Secretaria de Negócios Jurídicos entrou na Justiça com um pedido de mandado de segurança para que os agentes consigam entrar nos imóveis fechados ou que tenham resistência dos moradores. A prefeitura aguarda a decisão e um projeto de lei também deve ser enviado à câmara para punir quem não colaborar com a prevenção.

“Os agentes estão autorizados e uniformizados com identificação. Caso exista dúvida se aquela região está sendo visitada, o cidadão pode ligar para a Secretaria da Saúde para checar se eles estão trabalhando naquela área do município”, afirma Izilda de Moraes, secretaria de saúde.

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo