Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Moradores reclamam da falta de iluminação

Localizado entre Sorocaba e Salto de Pirapora, o local tem, em apenas uma rua, 18 postes com lâmpadas apagadas


Moradores do bairro Chácaras de Ana Maria, localizado na rodovia João Lemes dos Santos, na altura do km 109, que liga Sorocaba a Salto de Pirapora, estão enfrentando noites de total escuridão. A reclamação partiu após reportagem publicada pelo Cruzeiro do Sul sobre o balanço da gestão municipal na manutenção da iluminação pública, que desde janeiro passou a ser feita pela Prefeitura, onde leitores relataram os problemas que estão enfrentando no bairro desde dezembro do ano passado. Em apenas uma rua, são dezoito postes com falta de luz. No bairro rural, são ao todo 23 ruas e mais de mil moradores. Somente no primeiro trimestre deste ano, a Prefeitura de Sorocaba contabilizou um investimento de R$ 443.191,34 na manutenção dos 53.490 pontos da rede de iluminação pública da cidade - antes feita pela CPFL Piratininga - por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O leitor Sérgio João Sevilha, disse que o atendimento para solicitações não funciona bem e que a troca de lâmpadas não é realizada. Somente na rua Canário, ele diz que há 18 pontos com lâmpadas que não funcionam. "A gente fica que nem palhaço ligando para a Central 156 para tentar um protocolo e quando consegue isso, a gente tem que ficar ligando para outro setor para ver quando vão trocar as lâmpadas queimadas", disse em e-mail enviado ao jornal. A reportagem foi até o local para constatar o problema e a revolta dos moradores é grande. 

Conforme Joel Domingues Donizete da Silva, 56 anos, residente na rua João de Barros, existe dificuldade no atendimento. "O problema ocorre desde dezembro, a gente já solicitou reparos mas não vieram ainda", comenta. Segundo a Secretaria de Serviços Públicos (Serp), a manutenção é executada mediante solicitação através dos canais disponíveis aos cidadãos, portanto o bairro está inserido nesse contexto. A maior dificuldade é conseguir ligar no 156. "A ligação cai nas cidades de Votorantim e Salto de Pirapora", relata. Junto com os moradores, a reportagem tentou por duas vezes fazer a ligação para o 156, do local, e também não obteve sucesso. Outra dificuldade é a falta de acesso à internet, para solicitar o reparo. 

Por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa, a Serp afirma desconhecer o problema relatado. "A Serp possui diversas solicitações daquela região registradas através do sistema 156, sendo as de números: 6191/2015, 358/2015, 13796/2015 e 13896/2015. Outras duas solicitações feitas por meio do portal de iluminação pública, sob os números: 221/2015 e 633/2015, sendo que ruas como Pica-Pau, Tucano, Estrada da Servidão e Bigodinho já receberam a manutenção solicitada nas respectivas guias 156", esclarece. 

De acordo com Joel, um dos moradores que ligou para a CPFL, a orientação foi para os moradores demarcarem com um "x" os postes com problema para que os funcionários da Prefeitura façam os reparos quando forem ao local. "Quando era a CPFL eles vinham no máximo em três dias", comenta. "A Serp desconhece essa orientação. O correto é informar o problema por meio do sistema 156", diz a nota.

O morador Valdeci Queiroz Silva, 46, oficial de rede elétrica, comentou que as lâmpadas que funcionam também estão com problemas. "A lâmpada é boa, mas às vezes elas acendem e apagam", comentou. A maior preocupação para quem vive no bairro é na hora de chegar e sair de casa. "Tem um senhor de idade que mora na minha rua e é perigoso sair de casa no escuro", comentou. "Eu saio às 4h30 para levar minha filha para o trabalho. É uma escuridão", completou Joel. 

Mediante a dificuldade relatada, o setor responsável pela iluminação pública informa que realizará uma vistoria preventiva concentrada, atendendo as ruas Canário, Maritaca, Curió, Pássaro Preto, Coleirinha, João de Barro, Pomba Branca e Tico-Tico, além de fazer revisão nas ruas Bigodinho, Tucano, Estrada da Servidão e Pica-Pau.

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo