Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Eleitores de Salto de Pirapora e outros 8 municípios de SP têm um mês para cadastrar biometria

Mais de 570 mil eleitores ainda não regularizaram a situação eleitoral nas cidades em que o cadastramento deve ser feito até 23 de março
Foto: Jornal da Cidade

Os eleitores paulistas que votam nas cidades de Guarulhos, Botucatu, Itatinga, Pardinho, Várzea Paulista, Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora e Votorantim têm apenas até o dia 23 de março para realizar o cadastramento biométrico.

Nos nove munícipios, cerca de 577 mil eleitores (32,41%) ainda não regularizaram a situação eleitoral para votar com a digital já nas eleições deste ano.

Em outras 75 cidades do Estado, o prazo limite para comparecer aos pontos de atendimento vai até quatro dias depois, 27 de março.

Quem não cadastrar a digital dentro do prazo corre o risco de ter o título de eleitor cancelado. A pena impede o eleitor de se inscrever em concursos públicos, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial e obter empréstimos em bancos estatais.


Imagem: Reprodução G1/TV Tem
Em todos os 84 municípios onde o cadastramento é obrigatório para as eleições deste ano, os eleitores podem fazer o cadastramento das digitais em postos de atendimento, cartórios eleitorais e nas unidades do Poupatempo com serviços eleitorais.

O atendimento para cadastrar a biometria é realizado por agendamento realizado no site do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo). Nas unidades do Poupatempo com postos eleitorais, o agendamento não é necessário, mas o atendimento está sujeito à distribuição de senhas.

Para realizar o cadastramento biométrico, é necessário ter em mãos um documento de identificação (RG, carteira de trabalho ou certidão de nascimento/casamento), um comprovante de residência e o título de eleitor, se tiver.

Em Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora, o prazo estipulado é de 8 de maio de 2017 a 23 de março de 2018.





TRE amplia horário para cadastramento biométrico em Sorocaba

Atendimento será das 9h às 19h até o final de março. Unidade funciona na ala norte do shopping Iguatemi Esplanada.

O posto avançado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), localizado no shopping Iguatemi Esplanada, entre Sorocaba e Votorantim, ampliou o seu horário de funcionamento. Até o final de março a unidade passa a atender os eleitores das 9h às 19h.

A medida foi tomada para acelerar o cadastramento biométrico, que está abaixo do esperado. O horário especial segue até o dia 23 de março. Situado na ala norte do shopping, o posto fará o cadastramento no sistema de biometria da Justiça Eleitoral de eleitores de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora e Votorantim.

A capacidade de atendimento do posto é de 2.500 pessoas por dia, mas hoje o movimento diário gira em torno de 1.200 pessoas.

Funcionamento

O posto conta com 55 balcões de atendimento e até o dia 23 de março deve receber todos os eleitores das três cidades que possuem seus cartórios em Sorocaba, além de Votorantim, que devem estar obrigatoriamente cadastrados no sistema de biometria, que recebe eleitores desde o final de 2015.

“Mais de 80% dos eleitores dessas cidades ainda não efetuaram este cadastramento biométrico e este posto avançado será essencial para acelerar este processo”, explica João Lima, responsável pelo posto, que reforça que quem não efetuar o cadastramento biométrico terá seu título de eleitor cancelado.

Como funciona

Com o sistema de biometria, o eleitor, que até hoje tinha que apresentar um documento com foto e o título de eleitor, terá que cadastrar sua digital através de um leitor onde terá seu acesso à urna liberada. A assinatura numa lista de presença também não será necessária. Segundo Lima, a biometria garante uma maior segurança no processo de eleição.

O cadastramento deve ser agendado através do portal do TRE-SP e o eleitor deve comparecer ao posto munido do título de eleitor, um documento com foto e comprovante de endereço com até 3 meses de antecedência e em nome do eleitor, como conta de internet, telefone etc. A última senha será fornecida às 18h45.

Serviço:

Posto Avançado do TRE no Iguatemi Esplanada
Data: até 23 de março
Horário: das 9h às 19h.
Local: na ala norte, próximo à portaria “C”
Endereço ala norte: Av. Izoraida Marques Peres, 401 - Altos do Campolim - Sorocaba
Endereço ala sul: Av. Gisele Constantino, 1850 - Parque Bela Vista – Votorantim








Clique Aqui!









Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo