Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

sábado, 21 de agosto de 2010

Lula na UFSCar - [ 21/08 ] - Prefeito Lippi é a favor de pedágio na SP-264

• Olha, eu sempre preferi pedágio ao risco da morte...Prefeito Vitor Lippi.
Já o governador Alberto Goldman reafirmou que não há verba orçamentária e ficará para o próximo governo.

Marcelo Andrade

Notícia publicada na edição de 21/08/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 3 do caderno D.
Clique aqui.

Um dia após o diretor do câmpus da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Isaías Torres, ter dito que é preciso mais mobilização política para conquistar a duplicação da rodovia João Leme dos Santos (SP-264) e ter condenado a possibilidade de pedágio por desagregar uma eventual região metropolitana, ontem o prefeito Vitor Lippi (PSDB) disse que nunca tratou do assunto com o governador e que não é contra o pedágio, pois prefere ele ao risco de mortes. Já o governador Alberto Goldman reafirmou que não há verba orçamentária e ficará para o próximo governo.

As afirmações de Lippi foram feitas pouco antes do início da solenidade de inauguração do câmpus da universidade ao ser abordado por jornalistas. Ao ser questionado se chegou a intermediar diretamente com o governador do Estado a duplicação da rodovia, Lippi foi taxativo: Não diretamente com o governador. Nós tivemos reuniões com a Artesp (Agência Reguladora dos Transportes no Estado de São Paulo) e também com o secretário (dos Transportes), Mauro Arce, e sempre foi colocado isso como uma prioridade absoluta. A informação que nós temos é isso, que entra no próximo lote de concessões do Estado para duplicação. Agora, eu não tenho datas.

O prefeito de Sorocaba negou que tenha faltado articulação política e argumentou que o município tem recebido investimentos ‘expressivos por parte do governo do Estado. Eu tenho feito o possível. Lá na Toyota, o governo do Estado vai investir na Castello Branco, algo em torno de 50 milhões. É o dobro do que foi investido nesse câmpus. Além disso tem as obras das marginais da Raposo, disse e completou: Isso é feito em forma de lotes. Então, está dentro de uma previsão. Mas eu não tenho prazos.

Sobre do fato de a duplicação ocorrer e diante de uma concessão com a instalação de uma praça de pedágio, Lippi emendou: Olha, eu sempre preferi pedágio ao risco da morte. Acho que a questão mais importante é a vida. Hoje as melhores estradas do Brasil e as mais seguras têm pedágio. Não sou contra pedágio, o que eu sou contra e com estradas perigosas. Eu entendo que isso (duplicar sem pedágio) não tem sido a forma de ação das duplicações. Os pedágios têm sido uma importante fonte de financiamento para garantir melhores estradas do Brasil.
É isso que o PSDB quer para o Brasil, e para o Estado de São Paulo, Privatizações e Pedágios

Estrutura ambiental

Pelo convênio de instalação da Ufscar, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) ficou de construir o sistema que levará esgoto para uma estação de efluentes, onde será tratado e retornará para uma caixa de água cinza, para por exemplo, ser usada na descarga, lavagem externa ou irrigação de plantas. Na quinta-feira, o diretor do câmpus, disse que dificuldades na licitação (de competência da autarquia municipal) ainda impedem a conclusão do sistema. Ontem, entretanto, o prefeito Vitor Lippi, foi evasivo na resposta: Estamos fazendo tratamento de esgoto que ainda não é completo. O que nos foi solicitado é uma obra sustentável, com reuso da água. É isso que ainda não foi feito. Isso tem um investimento bastante elevado, mas a Prefeitura tem feito expressivos investimentos para toda a infraestrutura do câmpus, seja no arruamento, parte elétrica (...).

O prefeito, que é do PSDB, partido de oposição ao governo federal, evitou comentar sobre o foco político gerado em torno da inauguração do câmpus, já que isso ocorreu dois anos após o funcionamento da universidade em imóvel próprio e a três quinzenas do dia da eleição em que Lula apoia Dilma Rousseff (PT) para sucedê-lo. Acho que faz parte da política. Todos vão potencializar as questões políticas. Isso é absolutamente natural, finalizou.

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo