Salto de Pirapora Notícias

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terça-feira, 24 de maio de 2011

Uma pessoa morre e três ficam gravemente feridas em acidente em Sorocaba

24/05/2011 - 13:24 

Dois carros bateram de frente da rodovia João Leme dos Santos - SP 264


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Uma pessoa morreu e outras três ficaram gravemente feridas em um acidente na manhã desta terça-feira (24), em Sorocaba.

Dois carros bateram de frente no km 107 da rodovia João Leme dos Santos, estrada que liga Sorocaba a Salto de Pirapora, por volta das 7h15.

As vítimas foram levadas para o Hospital Regional da cidade. O tráfego no local não foi afetado.

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24/05/2011
JOÃO LEME DOS SANTOS


Ultrapassagem pela contramão mata um e deixa três gravemente feridos
Vitor Aguilera

Uma colisão frontal na manhã de hoje (24) entre dois veículos causou a morte de uma pessoa e deixou três em estado gravíssimo, no km 107 da rodovia João Leme dos Santos, que faz a ligação entre Sorocaba a Salto de Pirapora. A passageira Irami Leandro dos Santos, que completaria 36 anos na data de hoje, morreu no local.

O acidente ocorreu por volta das 6h30, após o Fiat Uno (placa CMC¿ 4705 de Salto de Pirapora) que Irami estava, ser atingindo pelo VW Gol (placa DAX 4885 de Sorocaba) que fazia uma ultrapassagem em local proibido, próximo ao condomínio Fazenda Imperial.

O acidente causou interdição das duas faixas, por uma hora, para o atendimento às três vítimas que, pelo Corpo de Bombeiros e a equipe do SAMU, foram levadas ao Hospital Regional de Sorocaba.
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Mais uma vítima


Professora morre em acidente na SP-264, enquanto duplicação ainda é projeto distante

Carla de Campos


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Enquanto ainda se comemora a abertura de uma licitação para o projeto executivo de duplicação da Rodovia João Leme dos Santos, a SP-264, novas mortes são registradas. Nesta terça-feira, a vítima foi a jornalista e professora Irami Leandro dos Santos, 36 anos, que seguia para a Escola Municipal Silva Adade, em Salto de Pirapora. O acidente ocorreu por volta das 6h30 da manhã, no km 107.

Até fevereiro deste ano, foram registrados 43 acidentes e quatro mortes. Em 2010, foram 301 ocorrências, 34 delas graves e que provocaram a morte de quatro pessoas. Os dados atuais não foram fornecidos pela Polícia Rodoviária, mas com certeza o número de mortes já é superior aos casos ocorridos no ano passado devido à imprudência de motoristas e sobretudo à falta de investimentos do Governo Estadual.

Em quase toda a SP-264, que liga Sorocaba a Salto de Pirapora, é proibida a ultrapassagem. O acidente desta terça-feira ocorreu justamente nesta situação. De acordo com informações da Polícia Rodoviária, o motorista Ricardo Silva de Moura, 23, vinha com seu Gol no sentido Salto de Pirapora - Sorocaba e, durante uma ultrapassagem, colidiu frontalmente com o veículo Uno, conduzido pelo comerciante Wilson de Oliveira, 50, que levava como passageiras sua mulher, Rosemeire Aparecido Cinto, 45, e a professora Irami. O Uno chegou a capotar e foi parar no acostamento, totalmente destruído.

Todos foram socorridos e encaminhados ao Hospital Regional de Sorocaba. Irami não resistiu e morreu; o motorista do Gol e Rosemeire tiveram alta no início da tarde desta terça. Somente Wilson continuava em observação, passando por avaliação de uma equipe cirúrgica.

A periculosidade da estrada que liga Sorocaba a Salto de Pirapora já é bem conhecida. Alvo de manifestações que pedem melhorias, como sua duplicação, a SP-264 começa no km 102 + 300 metros e vai até o km 119, em Salto de Pirapora. Depois, ela prossegue até Pilar do Sul, com tráfego bem menos intenso e, consequentemente, com menor registro de acidentes graves.

Mobilização regional


No fim do ano passado teve início uma grande mobilização regional para sensibilizar o governo do Estado sobre a necessidade da duplicação da rodovia.

Para isso, foi criada uma comissão para definir estratégias e iniciativas compartilhadas pelo poder público, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), deputados estaduais e UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

A comissão especial, criada na Câmara de Sorocaba, é presidida pelo vereador Francisco França (PT).

Seria um dia de festa


Nesta terça, a professora Irami, a única vítima fatal do acidente, completou 36 anos. A comemoração seria uma viagem neste fim de semana, quando ela, o marido Carlos Roberto dos Santos, 39, e o filho de 10 anos seguiriam para o sítio que possuem na cidade de Jacupiranga. Seria uma viagem de descanso, lazer e para que pudessem apreciar a companhia um do outro. “Eu já tinha até tirado folga para poder viajar”, conta o marido, que é auxiliar de enfermagem.

Nesta terça, ele foi surpreendido pela notícia da morte da mulher enquanto trabalhava e atribui o acidente às péssimas condições da SP-264. “Aquela estrada já é chamada de rodovia da morte por causa disso. Tem muito carro o tempo todo. Tomara que agilizem essas obras porque ali já era para ter sido duplicado há muito tempo”.

Há apenas três meses Irami era usuária da SP-264, após passar em um concurso público para trabalhar como professora. Lecionar para crianças era sua vocação, apesar da formação em jornalismo.

A rotina era puxada: além de dar aulas, ela também cuidava da loja e da fábrica de produtos naturais, juntamente com o marido. “Nossa convivência era muito boa. Tomara que sua morte não seja mais um número”, diz Carlos.

Irami será enterrada nesta quarta, às 9h, no cemitério Pax.

Ainda só no papel


Após insistentes manifestações, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) deu o primeiro passo de um demorado caminho até a duplicação da SP-264. No início de abril, ele esteve em Sorocaba e, durante a assinatura do contrato para a implantação da marginal e acesso ao Parque Industrial Toyota, na Rodovia Castello Branco, anunciou a obra.

Na ocasião, Alckmin revelou que seria aberta uma licitação para o projeto executivo da obra. Mas somente na sexta-feira foi realmente assinada a licitação, no valor de R$ 1,6 milhões.

Após a conclusão do projeto executivo, que vai levantar custos e benfeitorias que devem ser feitas no local, é que a obra tem início efetivamente.

Enquanto o governo do Estado de São Paulo não anuncia a data de conclusão do projeto, os acidentes fatais continuam.

Um dos piores trechos está entre os quilômetros 102 e 106, onde se localiza o trevo de acesso à rodovia SP-079 (que também é usada para quem se dirige às cidades de Piedade e de Tapiraí). Nesses quatro quilômetros ocorrem cerca de 60% dos acidentes, segundo informações da Polícia Rodoviária.

Outro trecho perigoso que aponta a necessidade de uma rotatória é na saída do Jardim Tatiana.

Os motoristas que deixam o bairro com destino a Sorocaba precisam cruzar a pista. O mais seguro seria fazer o retorno no trevo, rodando cerca de 2,5 quilômetros a mais.

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