Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Contram determina uso de antenas protetoras para motociclistas


Entre os acessórios inclui-se o aparador de linha – antena destinada à proteção dos condutores (Foto: Fernando Rezende)

A partir de hoje entra em vigor a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contram) determinando o uso obrigatório de acessórios de segurança para o transporte remunerado de passageiros (mototáxi) e cargas (motofrete) em motocicletas. Entre os acessórios, inclui-se o aparador de linha – antena destinada à proteção dos condutores de motos para evitar acidentes com as linhas de pipa com cerol.

Para o titular da Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco) de Sorocaba, Roberto Montgomery Soares, a nova resolução deve reduzir o número de acidentes provocados por linhas cortantes (no município o serviço de motofrete agora é regulamentado por lei), bem como incentivar outros condutores de motocicletas a utilizar as antenas. “A decisão do Contram surge num momento em que são cada vez maiores os índices de acidentes provocados pelo cerol em todo o País”, comenta Montgomery. Ele entende que a decisão deveria ser extensiva a todos os motociclistas, para garantir maior segurança a todos que se utilizam desse meio de locomoção.

Subordinada à Sesco, a Guarda Civil Municipal possui 44 motos na sua frota, todas equipadas com esse dispositivo de segurança. O mesmo ocorre com as 14 motocicletas utilizadas pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social (Urbes), na fiscalização de trânsito no Município.

Em Sorocaba, a Lei Municipal nº 8.471, que prevê multa aos pais de filhos que sejam flagrados utilizando o material proibido, surgiu em março de 2008, um mês depois da morte de uma jovem, ferida por linha cortante. A vítima conduzia uma motocicleta pela Rodovia Raposo Tavares, nas imediações da Vila Sabiá, quando foi atingida pela linha de pipa com cerol.

Outros acidentes semelhantes têm sido registrados na cidade, apesar da intensa divulgação quantos aos riscos provocados pelas pipas, por intermédio de campanhas e ações preventivas desenvolvidas pela Sesco. Ainda recentemente, um motociclista de 32 anos foi surpreendido por linha cortante, precisando ser atendido pelo serviço de Resgate. Ao perceber que havia sido ferido, o homem sentou-se na calçada e ligou para o Corpo de Bombeiros, solicitando socorro. O acidente só não foi mais grave porque a linha não atingiu a artéria carótida da vítima. A sua moto não possuía a antena protetora.

Fonte: Jornal Diário de Sorocaba - Clique aqui!

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo