Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Competição sem perdedores

Realizados nesta quarta-feira (28), Jogos da Primavera reuniram instituições psiquiátricas de Sorocaba e região com o objetivo de ressocializar os pacientes e estimular a prática esportiva

Centenas de pacientes de sete hospitais psiquiátricos de Sorocaba e região participaram nesta quarta-feira (28) da 27ª edição dos Jogos da Primeira, competição que tem como objetivo a integração entre os internos e o estímulo à prática de atividades físicas por meio do esporte.

As disputas, realizadas no Centro Esportivo Jardim Simus, nos períodos da manhã e da tarde, foram nas modalidades dominó, dama, vôlei, futsal, queimada e corrida, todas elaboradas e adaptadas de acordo com a realidade dos participantes.

De acordo com Graziela Ferrarezi de Castro, psicóloga do Hospital Teixeira Lima e organizadora dos Jogos, a competição vai além da disputa esportiva. “Eles aguardam o ano inteiro para participar”, afirma.

A psicóloga destaca ainda que o evento é uma oportunidade dos pacientes poderem sair do universo das instituições e se relacionarem com outras pessoas, fazer novas amizades e até mesmo encontrar namorados e namoradas.

Apesar de o evento ser uma festa para os participantes, as competições não deixam de ser levadas à sério. “Todos querem sair como vencedores e inclusive treinam para os Jogos”, diz Graziela. Com isso, a saúde dos pacientes também sai ganhando, visto que devido a baixa estima, a prática das atividades física não é comum entre os pacientes das instituições.

Este ano, o evento foi organizado pelo Instituto Psiquiátrico Professor André Teixeira Lima e contou com a participação dos pacientes dos hospitais Mental Medicina Especializada, Psiquiátrico Jardim das Acácias, Psiquiátrico Vera Cruz, Psiquiátrico Vale das Hortênsias (Piedade), Psiquiátrico Santa Cruz e Clínica Psiquiátrica de Salto de Pirapora.

Campeões dos Jogos da Primavera 2011
Damas feminino - Clínica de Salto de Pirapora
Damas masculino - Vale das Hortências
Dominó feminino - Jardim das Acácias
Dominó masculino - Vera Cruz
Vôlei feminino - Santa Cruz
Vôlei masculino - Santa Cruz
Queimada feminino - Vera Cruz
Queimada masculino - Vale das Hortências
Corrida feminino - Santa Cruz
Corrida masculino - Vale das Hortências
Futsal - Jardim das Acácias
300
pacientes participaram das competições

Pacientes conquistam mais do que vitórias no evento

Nem só de confrontos esportivos são realizados os Jogos da Primavera. Nos períodos de intervalo entre as disputas das diversas modalidades, os pacientes das instituições utilizam o momento para se confraternizar, conhecer novos amigos e até mesmo começar relacionamentos.

É o caso de Rita de Cássia, 37 anos, e Fernando Corrêa, 38. juntos há um ano. Eles se conheceram na edição 2010 dos Jogos e desde então mantêm o romance. “Nós torcemos um pelo outro”, diz Fernando, que é paciente do Hospital Teixeira Lima, mesma instituição de Rita.

Quem também encontrou uma torcedora durante o evento foi Paulo César Batista Morais, o Jacaré, 43 anos. Paciente do Hospital Jardim das Acácias, ele conquistou o coração de Sandra Silva Santos, 31, do Mental Medicina Especializada. “Ela é minha namorada”, afirma o atleta, que disputou todas as modalidades.

Os dois se conheceram em outra edição dos Jogos e por viverem em instituições diferentes, aproveitam a oportunidade para matar a saudade.

De acordo com Graziela, mais do que disputar um troféu, os pacientes buscam a ressocialização, já que a maioria está em situação de abandono ou rejeição familiar. “Nós sempre promovemos passeios e até mesmo eventos com outras instituições, mas unir todas em um evento somente nos Jogos da Primavera”, conclui.

Fonte: Agência BOM DIA

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo