Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Comida dos animais do zoo de São Paulo são produzidos em Sorocaba

VOCÊ SABIA?
Fazenda do Zoológico de São Paulo em Salto de Pirapora
A responsabilidade do que come um animal em cativeiro é dos humanos

De onde vêm os alimentos da sua casa? Provavelmente você já foi com os seus pais em um supermercado, feira ou horta. Agora já imaginou onde é que se compra comida para alimentar 3.200 bocas? Esse é o desafio do Parque Zoológico de São Paulo, que com tantos animais precisa de muita comida. Para acabar com a fome dos mais de 3.000 bichos do local, o zoo possui uma fazenda que produz vários tipos de vegetais, e ela fica aqui pertinho, entre Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora.

Criada em 1983, a Fazenda do Zoo de São Paulo produz cerca de mil toneladas de alimentos por ano. O cardápio dos bichos, de 420 espécies diferentes, inclui 24 tipos de hortaliças, frutas, grãos, raízes e forrageiras. Alguns dos vegetais cultivados na propriedade podem ser encontrados em qualquer supermercado, e você com certeza já os experimentou, como o repolho, a cenoura, a banana, a laranja, o milho e o abacate. Já a catalonha, por exemplo, não é muito comum nos pratos dos humanos, mas é um grande sucesso com os bichos do zoo.

O engenheiro agrônomo da fazenda, Sergio Saliba, explica que a maioria dos herbívoros, que são os animais que só comem vegetais, se alimentam da planta. Alguns dos bichos que adoram a verdura são: o avestruz, o cisne, o camelo, a anta, o pavão, a girafa, o hipopótamo, ursos, chimpanzé, iguana, jabuti, a lhama e o elefante. Ficou com vontade de provar a planta que faz sucesso com tantos animais legais? A catolonha é verde escura e possui um gosto um pouco mais amargo, mas apesar disso Saliba conta que ele mesmo adora comer a verdura. Assim que é colhida, a planta é separada em maços de 2 kg. "Assim, os tratadores do animais já sabem quantos maços cada animal come", diz Saliba.

A horta da fazenda, onde a catalonha é cultivada, possui mais de 7.000 metros quadrados. Em vez de usar regadores para molhar as plantas, a fazenda tem um sistema de irrigação, que através de canos leva água para todas os vegetais. Para espantar pássaros que destroem as plantas, eles utilizam sacolas plásticas coloridas, que ao balançarem com o vento assustam os bichos, desempenhando o papel de um espantalho.

Os animais do zoo também adoram o capim elefante, que é plantado em grande parte da fazenda. O dromedário, o elefante, a girafa, o rinoceronte e o cervo dama se deliciam com a planta. O órix e o waterbuck, são bichos privilegiados, eles podem saborear o capim bem fresquinho, pois moram ali mesmo na fazenda. Segundo o biólogo Tiago Petri, os onze animais ficam aqui na região pois o nosso clima se assemelha mais com o do continente de origem deles, o africano. Além de desfrutar do calor, grande espaço e alimento do local, os animais ainda contam com bastante sossego para se reproduzir. "Será criado aqui na fazenda o Centro de Estudos e Conservação da Fauna (CECFAU). Ele terá como função a reprodução e pesquisa de animais brasileiros ameaçados de extinção", revela Petri.

Outra planta que ocupa uma área muito grande da fazenda é o milho. Ele é utilizado para a produção de uma ração, além de ser oferecido em espiga e em silagem (quando é triturado com espiga e armazenado em silos). A silagem faz parte do cardápio da alpaca, hipopótamo, veado catingueiro, waterbuck, bisão e kudu. Já a espiga do milho é comida pelo babuíno, chimpanzé, orangotango, macaco da noite, mico de cheiro, macaco aranha e bugio. Os grãos são oferecidos para diversas aves, como o pavão, seriema, tachã, urumutum, e mutum.

Na fazenda também são plantadas muitas espécies que servem de forragem: cobrem o recinto e alimentam os animais. Algumas das plantas são o sorgo, capim elefante, guandu e leucena. E tem até cana de açúcar, que é cultivada especialmente para o elefante e o urso. Além de tudo isso, ainda existem vários eucaliptos para a produção de madeiras que são utilizadas na construção dos recintos dos animais do zoo.

Cuidados com o meio ambiente

Um diferencial da fazenda é sua preocupação com o meio ambiente. Ela segue um conjunto de normas chamado ISO 14.001, que inclui plantar muitas árvores na propriedade, especialmente em volta dos córregos. Todo o lixo passa pela coleta seletiva. Uma das técnicas ambientalmente corretas da fazenda é a da adubação orgânica, que ajuda as plantas a se desenvolverem.

Para ensinar como aplicar em casa todas essas ações que ajudam a preservar o planeta, existe o projeto "Fazenda Legal", que recebe crianças de várias idades e as levas em uma trilha que mistura os personagens folclóricos brasileiros e muita informação. O Saci Pererê, por exemplo, ajuda a ensinar a importância das ervas medicinais, pois de acordo com a lenda, o personagem era um grande conhecedor do assunto, além de ser um defensor da matas. Mais informações: (15) 3202.9299. (Supervisão: Helena Gozzano)

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo