Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

sábado, 12 de maio de 2012

Festa tradicional do Cafundó comemora posse da terra


Ontem, membros da comunidade passaram o dia arrumando o local da festa - Por: ADIVAL B. PINTO
A comunidade quilombola Cafundó, em Salto de Pirapora, repete hoje uma tradição de mais de 150 anos, a Festa da Santa Cruz, São Benedito e Nossa Senhora Aparecida. Neste ano, no entanto, a festividade religiosa terá uma comemoração especial em agradecimento a um marco histórico para o quilombo: o ganho da posse da terra concedido em fevereiro pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), depois de mais de 40 anos de luta. A partir das 11h, a comunidade se reunirá no local da área devolvida onde havia uma capela destruída pelos antigos grileiros e seguirão em procissão até a atual Capela Quilombo.

Regina Aparecida Pereira, uma das lideranças da comunidade, disse que a inclusão da procissão dentro da programação da festividade, é um ato de agradecimento e homenagem aos quilombolas que lutaram durante décadas para que essas terras fossem devolvidas para a comunidade. "Nós conseguimos identificar o local exato onde existia a antiga capela e que tinha uma importância religiosa muito grande e que foi destruída pelos grileiros", afirma. Após a procissão, será feita a tradicional troca do mastro de Santa Cruz, quando são depositados os agradecimento e pedidos dos fiéis, e a celebração da missa afro.

A programação segue durante toda a tarde com diversas apresentações culturais como roda de capoeira, dança afro, roda de jongo e também uma apresentação da Banda Marcial Municipal, de Salto de Pirapora e barracas com comidas típicas. Às 19h, acontece a tradicional procissão de encontro dos santos e a missa da Santa Cruz. Terminada a celebração religiosa, haverá a apresentação do grupo de pagode de Sorocaba Samba Sete, seguido de uma bailão com Augusto e Rafael. "A festa só termina às 6h manhã de domingo", avisa Regina. A Festa da Santa Cruz do Cafundó é aberta a participação de toda comunidade. Mais informações pelo telefone (15) 3292-6008.

Notícia publicada na edição de 12/05/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul

Fotos do dia da entrega da posse definitiva das Terras do Quilombo Cafundó
 
Não consegue ver as fotos! Clique aqui!

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo