Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

TAC reorganiza rede psicossocial na região

Imagem: Relembrando o programa Conexão Repórter do SBT sobre os hospitais psiquiátricos da região de Sorocaba " A Casa dos Esquecidos"
Os governos de Sorocaba, Piedade, Salto de Pirapora, juntamente com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e com o Ministério da Saúde, assinaram um termo de ajustamento de conduta para a reorganização total e completa da rede psicossocial na região. O texto prevê a implantação de serviços, de acordo com as portarias do Sistema Único de Saúde (SUS), e a substituição dos leitos em hospitais psiquiátricos por uma rede de atendimento.

Todo o processo precisa ser concluído no prazo de três anos, prorrogável por mais 12 meses. "Estamos finalizando o primeiro ano do Termo de Ajuste de Conduta (TAC). Os municípios, o Estado e a União têm o compromisso de reorganizar essa rede e substituir a atenção asilar por uma rede de cuidado territorial", comenta Luciana Togni, coordenadora municipal de saúde mental.

Essa rede inclui Centros de Atenção Psicossocial (Caps), residências terapêuticas, leitos de internação em hospitais gerais e consultórios. "Uma série de equipamentos que possam oferecer cuidados de uma maneira territorial, no seio da comunidade, não mais segregado a grandes instituições", diz.

Em outubro, a Prefeitura de Sorocaba inaugurou a primeira Residência Terapêutica no município após a assinatura do TAC -- que visa a elaboração de um plano de ação para a desinstitucionalização e adequação da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) de Sorocaba, Salto de Pirapora e Piedade. O imóvel fica no bairro Parada do Alto, com o objetivo de receber moradores em processo de desinstitucionalização, a partir da intervenção da Prefeitura no Hospital Psiquiátrico Vera Cruz.


_________________________________________________________________

Flamas recebe Prêmio e entrega Relatório da 4ª Inspeção de Direitos Humanos à presidenta Dilma Rousseff

O Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba (Flamas) recebeu prêmio na tarde dessa sexta-feira (09/12/2011). Em sua 17ª edição, o Prêmio Direitos Humanos 2011 foi realizado em Brasília, no Palácio do Planalto. Organizado pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República, o evento homenageou diversos representantes da sociedade civil que se destacaram no combate às violações dos direitos humanos. O representante do Flamas Lúcio Costa recebeu troféu da presidenta Dilma Rousseff. Na ocasião, Costa agradeceu e entregou o Relatório da 4ª Inspeção de Direitos Humanos – locais de internação para usuário de drogas, produzido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Notícia publicada no Jornal Cruzeiro do Sul

Flamas recebe prêmio de Direitos Humanos no Palácio do Planalto




 
Professor da UFSCar Sorocaba Marcos Garcia

Paulo Henrique Soranz, Lucio Costa e Adriano Vincler.

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo