Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

'O Bairro Ideal': filas de espera para consultas médicas devem diminuir em Salto de Pirapora

Secretária de Saúde da cidade, Adriana Cerqueira Jesus, foi convidada pela TV TEM a dar uma resposta aos moradores sobre as longas filas na rede municipal de saúde.


A espera por consultas médicas em Salto de Pirapora (SP) foi o problema mais votado pela população nesta edição do projeto 'O Bairro Ideal'. A TV TEM cobrou respostas da prefeitura nesta segunda-feira (10).
Ao todo, 1.315 pessoas participaram da votação na sexta-feira (7), na Praça da Matriz. Destas, 534 escolheram a espera por consultas, ou seja, 40,6% do total. Em seguida, aparecem estrada, com 343 votos (26,1%); falta de calçada, com 263 (20%); e, por último, esgoto, com 175 votos (13,3%).

A secretária de Saúde de Salto de Pirapora, Adriana Cerqueira César de Jesus, foi convidada pela TV TEM a dar uma resposta aos moradores em relação à espera por consultas médicas na cidade.

Segundo ela, desde 2017 as consultas na área de ginecologia estavam em déficit, pois os profissionais haviam se aposentado e as respectivas vagas não estavam preenchidas. O novo ginecologista já atende 200 consultas por mês e a previsão é que, em seis meses, o número de pessoas na fila de espera diminua.

Na especialidade de otorrinolaringologia, Adriana afirma que a demanda também é alta, aproximadamente 300 consultas por mês, o que gera um número de guias alto. A secretária informou que a quantia de vagas está prevista para aumentar em janeiro.

Para diminuir o número de filas nas consultas e exames, a prefeitura planeja realizar dois mutirões em 2019. Um deles com consultas oftalmológicas, em parceria com o BOS, com previsão para fazer cerca de 600 consultas.

No primeiro semestre do ano, Salto de Pirapora também receberá a carreta da mamografia, que ficará estacionada no município por 10 dias, com capacidade para atender mil exames de mamografia.

O orçamento da prefeitura para a área da saúde gira em torno de R$ 40 milhões e por mês são gastos mais de R$ 3 milhões.
Em relação aos profissionais do Programa Mais Médicos que deixaram de atender no Sistema Único de Saúde (SUS), a pasta informa que as três vagas desses profissionais em Salto de Pirapora foram preenchidas no dia 3 de dezembro.

Esgoto

Sobre o problema do saneamento básico, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou que a cidade é atendida plenamente com a coleta de tratamento de esgoto, que as tubulações operam normalmente e que não há lançamento de efluente por parte da Sabesp.

Sobre os vazamentos de esgoto em dias de chuva, a companhia informou que eles são provocados por imóveis que mandam a água da chuva para as tubulações de esgoto de forma irregular. No Jardim Floriano há previsão de instalação de uma segunda rede coletora.

As obras de implantação da rede têm previsão de início em janeiro de 2019 e até 120 dias para conclusão. Quanto à qualidade da água, a Sabesp disse que o problema foi causado porque houve um despejo clandestino de efluente no Rio Pirapora.

O caso foi repassado à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que até o momento não sabe quem foi o responsável.

Estradas

A situação das estradas vicinais também foi outro problema cobrado pela população da cidade, como a Estrada Vicinal Mário Leite de Oliveira, a Estrada dos Leites e as estradas nos bairros Arco Íris, Juncau e Fazendinha.

A prefeitura informou que as estradas vicinais são de responsabilidade do governo estadual, mas que tem disponibilizado máquinas para melhorar as condições das vias. Informou ainda que já fez vários pedidos ao Governo de São Paulo para fazer a pavimentação dessas estradas, mas nada foi feito.

O órgão informou que, em 2011, tinha um projeto de recuperação das vicinais que receberia verbas do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), mas a unidade suspendeu o projeto alegando falta de verba.

Por isso, a Prefeitura de Salto de Pirapora deve retomar esses pedidos ao Governo de São Paulo no ano que vem. A TV TEM questionou a Secretaria Estadual de Transportes, que informou que as estradas vicinais são de responsabilidade da prefeitura.

Falta de calçada

A prefeitura informou que este ano realizou diversas obras na construção de calçadas e que tem intensificado a cobrança aos donos dos imóveis com notificações e multas para quem não cumpre a obrigação com as calçadas.



Salto de Pirapora - O salto do peixe

Mais ao sul da região de Sorocaba está Salto de Pirapora. Quase 50 mil pessoas moram no município que se desenvolveu pelas indústrias de cal e surgiu também graças ao tropeirismo.

Ainda é possível encontrar a tradição tropeira na cidade, onde as cavalgadas são vistas até hoje. As cavalgadas são narradas por alguns amigos que se reuniram para fazer, voluntariamente, a locução dos eventos.

O nome da cidade surgiu por causa de quedas d’água que ficam no município. Pirapora quer dizer "o salto do peixe" e vem da língua indígena. No passado, os peixes subiam saltando durante a Piracema.

Por isso, veio o nome Salto de Pirapora. O local onde ficam as quedas d’água, segundo os moradores, já foi muito usado como o principal lazer da cidade.

Uma coisa é certa, nossas cidades têm história, curiosidades e belezas que podem ficar ainda melhores.









Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo