Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

domingo, 2 de janeiro de 2011

Dilma Rousseff toma posse em Brasília

Presidente fez discursos emocionados e prometeu erradicar a miséria

Posse da Presidente Dilma Rousseff - Mais fotos: Veja abaixo


Dilma durante discurso no Congresso Nacional




Dilma Rousseff tomou posse no sábado (1º de Janeiro de 2011) como presidente da República e se tornou a primeira mulher a chegar ao cargo mais alto do país. Em Brasília, capital federal, 30 mil pessoas acompanharam a cerimônia e assistiram a nova presidente do país receber a faixa presidencial do seu antecessor e padrinho político, Luiz Inácio Lula da Silva.



Em seu primeiro discurso como presidente do Brasil, Dilma enalteceu a conquista de uma mulher ao assumir o cargo. No plenário do Congresso, por cerca de 40 minutos, ela prometeu honrar as mulheres e se emocionou ao dizer que a partir daquele momento seria a “presidenta de todos os brasileiros”.

- Hoje será a primeira vez que a faixa presidencial cindirá sobre o ombro de uma mulher.

Dilma agradeceu o agora ex-presidente ressaltando o legado deixado por ele. Segundo a nova presidente, ela terá a missão de consolidar as conquistas do governo anterior.

- Vivemos um dos melhores momentos da vida nacional, milhares de empregos estão sendo criados, nossa faixa de crescimento mais que dobrou, superamos a nossa divida externa, resgatando milhões de brasileiros da tragédia da miséria. [...] Não vou descansar enquanto houver brasileiros sem alimento na mesa. Não vou descansar enquanto houver pessoas vivendo nas ruas.

A cerimônia contou com a presença de 57 autoridades de outros países e diversos políticos nacionais.

Para chegar ao Congresso, Dilma teve de desfilar em carro fechado , por causa da chuva que atingiu a capital federal. Ela embarcou na Catedral de Brasília e passou pela Esplanada dos Ministérios.

Ao lado de seu vice, Michel Temer (PMDB), Dilma foi recebida pelo presidente do Senado, José Sarney.

Os eleitos juraram “manter, defender e cumprir a Constituição Federal, observar leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”, e foram declarados empossados.

A seguir, todos cantaram o Hino Nacional. Dilma e Temer assinaram, sob aplausos, o termo de posse.

Ao encerrar seu discurso, em que prometeu erradicar a pobreza, a nova presidente afirmou que “estende as mãos” aos partidos de oposição e que, de sua parte e da parte de seu governo, não haverá nenhum tipo de discriminação ou de privilégio.

- A partir deste momento, sou a presidenta de todos os brasileiros. Serei rígida na defesa do interesse público. A corrupção será combatida permanentemente.

Dilma se emocionou, e também lembrou a época em que militou contra o regime militar.

- Entreguei minha juventude ao sonho de um país justo e democrático. Suportei adversidades extremas. Não tenho qualquer arrependimento, ressentimento ou rancor.

Após a fala, Dilma e Temer seguiram para o Palácio do Planalto, onde ela recebeu a faixa presidencial de Lula. Quebrando o procolo, os dois trocaram abraços e beijos no rosto.

Dilma promete erradicar pobreza

“Lula estará conosco”, diz Dilma

...A presidente seguiu para o púlpito onde fez um novo discurso. Em tom mais emocionado e informal, ela lembrou o legado de Lula dizendo que ele deixa o cargo, mas continua com ela e com o povo. Dilma prometeu empenho para dar continuidade às conquistas do governo anterior.

- Reafirmo aqui outro compromisso. Cuidarei com muito carinho dos mais fracos e mais necessitados. Governarei para todos os brasileiros e brasileiras. [...] Foi por não acreditar que havia o impossível é que o presidente Lula fez tanto pelo país nesses anos. Sonhar e perseguir os sonhos é romper o limite do impossível.

Ela também prestou homenagem ao ex-vice-presidente, José Alencar, que está internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o dia 22 de dezembro. Alencar luta há 13 anos contra um câncer. Sentado em uma poltrona, de terno escuro e gravata amarela, o ex-vice recebeu jornalistas em seu quarto antes de assistir à cerimônia de posse da presidente Dilma pela televisão.

- Só não fui porque não me deixaram ir.

Depois de oito anos no poder, Luís Inácio Lula da Silva deixou o comando da Presidência da República. Na tarde deste sábado (1º), ele desceu a rampa do Palácio do Planalto acompanhado da mulher, dona Marisa, e da presidente Dilma Rousseff. Assista ao vídeo com a despedida de Lula.

A nova presidente do Brasil, Dilma Rousseff, começou a empossar os 37 ministros que passam a compor o seu governo. O destaque é a quantidade de mulheres no Ministério: nove, o maior da história. O antecessor de Dilma, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou a ter cinco ministras.

Após a cerimônia, Dilma encerrou o dia em um coquetel oferecido a ela no Palácio do Itamaraty e foi recepcionada por quase 4.000 pessoas, dentre eles representantes de 132 países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas. Por volta das 21h, entrou à residência da Granja do Torto, onde ainda vai morar pela próxima semana.

De acordo com o Itamaraty, 23 chefes de Estado ou de governo, nove vices, 24 chanceleres e 76 embaixadores ou encarregados de negócios prestigiaram a festa em homenagem a Dilma.

José Alencar acompanha a cerimônia de posse de Dilma Rousseff no hospital


http://noticias.r7.com/videos/jose-alencar-acompanha-a-cerimonia-de-posse-de-dilma-rousseff-do-hospital/idmedia/107894641ec344458dbb9b950d671d3b.html





Mais de 100 representantes de governos estrangeiros estiveram na posse de Dilma

http://noticias.r7.com/videos/mais-de-100-representantes-de-governos-estrangeiros-estiveram-na-posse-de-dilma/idmedia/b536d9d22cf0356998292652f7b2d936.html




Lula é recebido com festa em São Bernardo (SP)

http://noticias.r7.com/videos/lula-e-recebido-com-festa-em-sao-bernardo-sp-/idmedia/a2fd20e8098dc632b8beea325df94d88.html





Palocci assume a Casa Civil e desmente imprensa

http://noticias.r7.com/videos/palocci-assume-a-casa-civil-e-desmente-imprensa/idmedia/2dbb1637dd337756adb26f4829fafbee.html



O ex-ministro da Fazenda tomou posse da pasta comandada por Dilma Rousseff antes da candidatura da presidente. Em seu primeiro discurso, o ministro aproveitou a oportunidade para desmentir meios de comunicação, que publicaram que a Casa Civil se responsabilizaria por temas políticos centrais, enquanto a secretaria de Relações Institucionais ficaria com o trabalho cotidiano junto ao Congresso. Segundo Antonio Palocci, a coordenação dos trabalhos políticos do governo continuará a cargo da Secretaria de Relações Institucionais. Depois do esclarecimento, o médico fez elogios à imprensa e revelou que até pensou em ser jornalista quando jovem.

Fotos da Posse da Presidente Dilma Rousseff e despedida de Lula

Clique na imagem para ampliar o tamanho






















O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se despede do povo e de Brasília

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo