Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

quinta-feira, 31 de março de 2011

Empresas da região buscam oportunidades no mercado petrolífero

29/03/2011 | SEMINÁRIO

Cerca de 200 representantes de empresas de Sorocaba e região, além do prefeito de Salto de Pirapora, Joel Haddad, participaram do seminário "Sorocaba Petróleo, Gás e Energia", na manhã desta terça-feira (29), no Teatro Municipal Teotônio Vilela. O objetivo do evento foi apresentar o cenário e as oportunidades de negócios na cadeia produtiva de petróleo, gás e energia.

Um dos pontos altos foi a palestra do superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Edalmo Porto Rangel, que veio do Rio de Janeiro para falar sobre o "Cenário e oportunidades do setor". Revelou que a cadeia produtiva do petróleo representará em 2020 cerca de 20% do PIB brasileiro. "Para se ter uma ideia da evolução desse crescimento, em 2007 o setor representou 10% do BIB", explicou.

Rangel falou também sobre a necessidade da ampliação na oferta de vagas para formação profissional. Atualmente são formados em torno de 30 mil profissionais/ano nesse setor e a projeção do governo federal, Senai, ANP e universidades, é de que em nos próximos anos esse número chegue a 100 formandos/ano.

Outros assuntos abordados durante o seminário foram: "Perspectivas Econômicas do Setor de Petróleo, Gás e Energia", por Alberto Machado Neto, diretor executivo da Abimaq. Julio Diaz, diretor de infraestrutura do Ciesp, falou sobre o mesmo tema. Lilian Santos, gerente regional da CEF ¿ BNDS, discorreu sobre "Portal de Cadastramento e Fontes de Recursos"; o último palestrante foi Gerson Rentes Borges, coordenador de atendimento aos fornecedores da Petrobras (RJ).

O prefeito Vitor Lippi (PSDB) destacou que os países emergentes estão trabalhando muito para ocupar espaço na cadeia produtiva do petróleo e que esta é a oportunidade de as empresas de Sorocaba e região se capacitarem para disputar esse bilionário mercado. "Tudo que as empresas precisam conhecer para se tornarem fornecedores, esta parceria entre Prefeitura, Ciesp, Caixa Econômica Federal (CEF), Abimaq, Associação Comercial e Sebrae oferece por meio deste evento", explicou.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Um comentário:

iNFORMATIVO NOSSO NEWS disse...

É engraçado, o partido do Prefeito de Sorocaba, não vendeu ou melhor não deu a Petrobras porque não teve tempo, e agora se comportam como entusiastas do crescimento conquistado no governo Lula, só estão de olho mesmo nos financiamentos lobilizados para os amigos juntos ao BB/BNDES e outros

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo