Salto de Pirapora Notícias

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sábado, 2 de abril de 2011

Especial Globo e notícias


Jornalistas sofrem perseguição política na TV Globo
Leia aqui os bastidores das demissões, das ameaças e da reunião de Ali Kamel, diretor de jornalismo, com editores do Jornal Nacional num hotel onde a diária não sai por menos de R$ 600,00. E veja também onde o oligopólio da mídia entra nessa história.
O avanço da censura na TV Globo
"Será que os irmãos Marinho têm total consciência do papel nefasto dessa nova direção de jornalismo?", pergunta o ex-repórter da Globo, Rodrigo Vianna, em entrevista exclusiva.






POR TRÁS DA TELA
Abril de 2005.
Já que a rede avassaladora transmitirá sua verdade única a milhões de brasileiros, cabe aos veículos alternativos o contraponto. A começar explicando a verdadeira idade desta velha senhora. O fato é que a Globo não tem apenas 40 anos, "idade da loba", como definiu uma sorridente Cristiane Torloni no Jornal Nacional desta segunda-feira (25/4). A questão é que revelar sua própria idade implica, nesse caso, algo mais do que assumir as rugas. Vejamos esse trecho do livro A história secreta da Rede Globo, de Daniel Herz: "No ano seguinte, em 1962, a Globo assinou com Time-Life dois contratos e passou a ser subvencionada por milhões de dólares".
A Globo foi montada com US$ 6 milhões de dólares, enquanto a maior emissora da época, a Rede Tupi, havia sido construída com US$ 300.000,00. Os contratos firmados com o grupo Time-Life resultaram numa CPI que não foi muito longe e não chegou a resultados concretos, embora o acordo violasse a Constituição do Brasil. Sobre o grupo Time-Life, o então deputado João Calmon disse: "é um grupo da linha mais reacionária e mais retrógrada do Partido Republicano, exclusivamente interessado em manter, em países como o nosso, bases anticomunistas" (A História Secreta da Rede Globo, página 93).

De fato, o chamado 'perigo comunista' estava em moda na época. Ocupavam o lugar que hoje é ocupado pela 'ameaça terrorista'. E tanto no passado quanto no presente, os meios de comunicação da mídia grande jamais se preocuparam em contextualizar essa temática, optando por reproduzir, sem questionamentos, o discurso dominante. Nesse sentido, o escritor Roméro da Costa Machado, autor do livro "Afundação Roberto Marinho", vai ainda mais longe e afirma, em um de seus artigos que se encontram logo abaixo, ser um erro analisar o contrato da Globo com a Time-Life simplesmente como um caso de violação à Constituição:

- O escândalo Globo/Time Life não é meramente um caso de um sócio brasileiro (Roberto Marinho) que aceita como sócio uma empresa estrangeira (Grupo Time-Life), contra todas as leis do país. O escândalo Globo/Time-Life é mais do que isso. É antes de mais nada um suporte de mídia que visava apoiar, dar base, sustentação e consolidar a ditadura no Brasil, apoiada e supervisionada pela CIA, por exigência dos Estados Unidos, comandado por terroristas da CIA, como Vernon Walters e Joe Walach, sendo este último com emprego fixo na Globo, como "representante" do grupo Time-Life.


No momento em que a Globo tenta reescrever a história lançando livros e organizando uma festa que promete se alongar durante uma semana inteira de modo a tentar convencer o público de que em sua existência não existem pecados, é importante não deixar que todas essas luzes ofusquem o olhar. Não podemos nos esquecer que a Rede Globo nasceu e se criou em meio a troca de favores com a ditatura apoiada pelos EUA; não custa lembrar da manipulação grosseira, em 1984, por ocasião das manifestações pelas "Diretas Já" ou ainda aquela edição, em 1989, que favoreceu Fernando Collor. E esses são apenas alguns poucos casos. Os que ficaram mais famosos em meio a tantos outros.

Por tudo isso preparamos este Especial Globo com o intuito de constituir uma fonte de consulta segura sobre a verdadeira história dessa empresa. De início, onze artigos de Roméro da Costa Machado, que trabalhou durante dez anos na Fundação Roberto Marinho, alcançando o cargo mais alto da Fundação, o de controller, e também o posto de assessor especial de José Bonifácio Sobrinho, o Boni, que foi durante muitos anos o braço direito de Roberto Marinho. Para acompanhar, destacamos o texto produzido pelo coletivo Intervozes, que oferece uma análise precisa sobre a Rede Globo. Boa leitura!
MANIFESTAÇÃO NO RIO DE JANEIRO
Contra-homenagem à Globo no RJ

MANIFESTAÇÃO EM SÃO PAULO
Anti-celebração na Paulista

ARTIGOS DE ROMÉRO DA COSTA MACHADO
O Império Globo de Crimes
Riocentro e Gasômetro
Operação Bandeirantes
Assaltos a bancos
A falência do Império Globo
A falência do Império Globo II (BNDES)
O escândalo da TV Globo São Paulo
O escândalo do Papatudo
O retrato de Roberto Marinho de Preto e Branco
Nem os anônimos escapam da Globo
O escândalo Proconsult
De ladrão de bancos a ladrão de carros
Central Globo de Boatos
Tribunal de Contas enterra sonho da Globo
Afundação Roberto Marinho
Reflexos do livro Afundação Roberto Marinho
Entre a impunidade e a perseguição
Collor e Roberto Marinho
O supermercado Globo
A garota Rede Globo de programa
Uma novela chamada Chantagem
A vítima da vez
A manipulação da informação
A interferência da Globo na vida das pessoas
A Globo e a exploração de menores
A Globo e o Ibope Fahrenheit
A síntese do Império Globo de Crimes

TEXTO DO COLETIVO INTERVOZES
40 anos de Rede Globo: não há nada para comemorar






01/04/2011 | SOROCABA

Guarda Civil flagra homem abusando de menor no terminal Santo Antônio

O auxiliar de cozinha, Jeferson Manoel da Silva, 35 anos, foi detido nesta sexta-feira (01) no momento em que abusava de um menino, de 12 anos, no interior do banheiro do terminal de ônibus Santo Antônio, no Centro. O acusado foi flagrado pelo Guarda Civil, Sérgio Roberto Dias, que passava pelo local, por volta de 13h.

Encaminhado pela Guarda Civil Metropolitana ao plantão Sul da Delegacia de Polícia, no Cerrado, Jeferson foi autuado em flagrante. Ele também será investigado por outros crimes semelhantes que teria cometido em Sorocaba e em Salto de Pirapora, onde reside. O acusado trabalhava num hipermercado, no bairro Santa Rosália.

De acordo com o Guarda Civil, a vítima relatou que havia sido ameaçada e forçada a entrar no banheiro pelo auxiliar. Ao ser alertado da movimentação estranha no local, Dias fez a abordagem e encontrou o acusado e a vítima sem roupas. "O menino estava muito assustado e chorando, e afirmou que tinha sido estuprado", contou. A Guarda Civil Simone, que trabalha no terminal, auxiliou o guarda na prisão.

Segundo comentaram parentes da vítima, acionadas para acompanhar o flagrante na delegacia, o menor se encontrava no terminal para pegar um ônibus e seguir para uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), de Santa Rosália, onde faz tratamento e recebe acompanhamento psicológico. O garoto mora com um tio, pois sua mãe encontra-se presa e seu pai, ex-presidiário, residiria em Tietê. Sua avó lembrou que E. tem outros dois irmãos menores, que também frequentam aquela unidade municipal.

Após a elaboração do flagrante policial, Jeferson seria levado para a Cadeia Pública de Pilar do Sul, para onde são encaminhados acusados de crimes sexuais.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

INVESTIMENTOS

01/04/2011 15:43

Desbravando o Interior

Governador Geraldo Alckmin anuncia mais de R$ 216 milhões para a ampliação de estradas, entre elas a SP-264, antiga e batalhada reivindicação de universitários e prefeitos da região

Atualizado às 21h28

Rodrigo Alcântara

 Agência BOM DIA

Com aplausos, gritos e assobios, os prefeitos da região de Sorocaba comemoraram o anúncio feito nesta sexta-feira pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), de investir mais de R$ 216 milhões em obras que vão beneficiar diversos municípios.
São mais dez quilômetros de marginais para a rodovia Raposo Tavares, 4,1 quilômetros para o acesso ao Parque Industrial da Toyota, duplicação da Raposo de Araçoiaba da Serra a Itapetininga e abertura de licitação para a duplicação da rodovia João Leme dos Santos (SP-264), que liga Sorocaba a Salto de Pirapora.
Segundo Alckmin, além do conforto e da segurança, as obras vão ao encontro do desenvolvimento do Interior. “Os caminhos serão facilitados para que as indústrias vejam ainda mais vantagens em se instalar na região de Sorocaba, trazendo progresso e desenvolvimento”, afirma.

Toyota
 A primeira boa notícia desta sexta foi direcionada a Sorocaba e aos Parques Industrial e Tecnológico, liderados pela montadora Toyota.
Um complexo viário, com 4,1 quilômetros, será construído para funcionar como acesso alternativo da Castello Branco à zona norte de Sorocaba. “Serão mais de R$ 38,4 milhões para uma obra em caráter de urgência”, diz o governador. “Temos apenas 13 meses para entregá-la. Em abril de 2012, a Toyota e as demais empresas já terão os acessos à disposição”.
Alckmin também oficializou a continuidade das vias marginais da Raposo Tavares. Depois de entregar parte da obra, ele assinou a liberação da marginal para os quilômetros 95 a 105, e entre o 92 e 93. “Com isso, tiraremos de vez o trânsito doméstico da estrada, dando segurança tanto para quem utiliza a rodovia, como para quem utiliza a marginal”, comenta.

Abrindo a porteira

O governador aproveitou a visita à montadora japonesa para anunciar a duplicação dos 43 quilômetros da Raposo Tavares que liga as cidades de Araçoiaba da Serra a Itapetininga. A obra, orçada em R$ 178 milhões, tem um prazo de 22 meses para ficar pronta.


Em paralelo, ele anunciou também a duplicação da SP-264 (Rodovia João Leme dos Santos), antiga reivindicação feita por estudantes da UFSCar e prefeitos da região.
As duas obras, segundo Alckmin, reforçam a regionalização do desenvolvimento de Sorocaba. “Hoje, o desenvolvimento do município é padrão nacional”, diz. “A região tem uma das principais economias emergentes no país”.
No entanto, essa última duplicação ainda está em fase de licitação, sem início previsto.


Mais empregos

O governador do Estado reforçou a importância das dezenas de indústrias que estão levantando sedes ou filiais na região. “Temos um bom exemplo hoje com uma fábrica que chegou recentemente em Itapetininga e gerou mais de 1,2 mil postos de trabalho”.
Alckmin ainda prometeu auxílio para o aumento considerável de cursos profissionalizantes em faculdades e escolas de tecnologia. “Sorocaba hoje larga na frente, com a construção de um Parque Tecnológico, prevendo a melhoria de empresas e prestação de serviços à ela”, diz. “São por essas iniciativas que o Governo do Estado hoje volta suas atenções e obras para a região. Para que tenham estrutura para se desenvolver economicamente”.

‘Sem Parar’ será livreO governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, aproveitou a visita que fez à Toyota para anunciar a intenção de implantar em todas as estradas o sistema “Sem Parar”. O serviço, que hoje está disponível apenas para os motoristas que solicitam e pagam mensalmente por ele, passaria a valer para todos os carros que transitam pelas rodovias do Estado.
Ele explicou que a frota estadual seria equipada com um chip e o serviço passaria a ser unitário. “Assim acabaríamos com o trânsito, com as filas e com os assaltos aos pedágios e usuários”.
O sistema já é utilizado em outros países como o Japão, e vem surtindo efeito.

Operação delegada

Alckmin aprovou a Operação Delegada, onde os policiais militares são contratados formalmente pelo município para exercerem uma atividade extra.
Segundo ele, a ação e o planejamento vão colaborar para auxiliar os PMs no reforço da renda mensal, bem como aumentar a segurança da população sorocabana.

Sudeste como exemplo

O governador deu ênfase ainda ao momento econômico da região Sudeste. Na sua opinião, um exemplo a ser seguido por todo o país.
Alckmin fez menção ao crescimento econômico ordenado e comparou a região com a Argentina. Conforme ele, o Sudeste tem o mesmo tamanho que o país vizinho. “A grande diferença e a vantagem é que estamos em território brasileiro”, brinca.



02/04/2011 | GOVERNADOR NA TOYOTA

Alckmin não vai pôr pedágio na SP-264

Governador esteve ontem em Sorocaba e já autorizou a contratação do projeto executivo da obra
Giuliano Bonamim
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) garantiu que não será instalada nenhuma praça de pedágio na rodovia João Leme dos Santos (SP-264) e já autorizou a contratação do projeto executivo de duplicação da interligação entre Sorocaba e Salto de Pirapora. Esse levantamento do custo da obra, da logística, do número de desapropriações e de impacto ambiental deve ficar pronto em um prazo aproximado de três meses. O líder do Executivo estadual também garantiu que, caso o projeto saia do papel, a interligação entre Sorocaba e Salto de Pirapora não receberá praças de pedágio.

Alckmin ressaltou o crescimento da região e a necessidade de adequar as estradas e rodovias com o aumento da população. "É uma obra aguardada pelos usuários da SP-264 e queremos elaborar um projeto bem feito para que o resultado seja satisfatório para todos", diz o governador. O secretário estadual de Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho, afirmou que existe vontade e dinheiro do governo para duplicar os 17,5 quilômetros SP-264. "Agora é elaborar esse estudo de custos e de impacto ambiental para que a obra saia o mais rápido possível", relata.

As declarações de Alckmin e de Abreu Filho foram dadas durante a assinatura do contrato de construção de uma marginal em frente à futura fábrica da Toyota, em Sorocaba. O evento também contou com a presença do prefeito Vitor Lippi (PSDB), que comemorou o anúncio do projeto executivo de duplicação da SP-264. "Esse é um desejo de todos os moradores da região e que finalmente deve sair do papel", diz Lippi. A notícia da ausência de praças de pedágio no projeto de duplicação da rodovia João Leme dos Santos (SP-264) agradou os usuários da via que interliga Sorocaba e Salto de Pirapora. Os integrantes da comissão especial formada para buscar melhorias da estrada de rodagem classificam a declaração do governador Geraldo Alckmin (PSDB) como uma vitória dos moradores da região.

O vereador sorocabano Francisco França (PT), presidente da comissão, acredita que o governo estadual tem tomado essas medidas graças ao empenho da opinião pública. "Ninguém quer a cobrança de pedágio nesse trajeto e a decisão do governador é a mais correta", comenta França. França também garante que a cobrança por parte da comissão vai continuar. Tanto que o grupo aguarda uma resposta do governo para a marcação de um encontro com Alckmin e apresentação de um dossiê da SP-264. O diretor do câmpus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Isaías Torres, garante que o depoimento do governador deixa toda a comunidade satisfeita. "Essa declaração demonstra que o governador se sensibilizou com a tragédia regional que vem ocorrendo diariamente na rodovia, com um crescente número de mortes e acidentes, e ouviu essa reivindicação legítima, tão antiga, de uma das regiões mais importantes do Estado de São Paulo", diz.

O câmpus Sorocaba da Ufscar, localizado no km 110 da rodovia João Leme dos Santos, conta hoje com 2.332 alunos, distribuídos em 15 cursos de graduação e 3 de pós graduação. Neste ano também houve a entrada de mais duas novas turmas de pós-graduação. Já o presidente da Associação dos Moradores de Bairro Green Valley, Antônio Carlos Marciano, espera que a sociedade cobre do governador a ausência de pedágio e a duplicação da João Leme dos Santos. "Se isso realmente acontecer será maravilhoso para todos os usuários da rodovia", comenta Marciano.
 
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul - Clique aqui!
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