Salto de Pirapora Notícias

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quarta-feira, 4 de abril de 2012

Em 3 anos são 18 mortes e 677 acidentes

Foto: Adriano Vincler
A rodovia João Leme dos Santos (SP-264) registrou 18 mortes e 677 acidentes entre 2009 e 2011. Os números foram apresentados ontem pelo Departamento de Estrada de Rodagem (DER), em audiência pública na Câmara de Vereadores de Sorocaba. O trecho mais crítico fica entre os quilômetros 103 e 106,5 da rodovia, na área urbana de Sorocaba, onde foram registrados 482 acidentes - 71,3% do total nos três anos - e sete mortes. Na área urbana de Salto de Pirapora, entre os quilômetros 116 e 119,5, o DER identificou 85 acidentes e sete mortes. No trecho rural da SP-264, a quantidade de desastres chegou a 110, com quatro mortes.

Os dados mostram também que aproximadamente 16 mil veículos circulam diariamente pela rodovia João Leme dos Santos, na região urbana de Sorocaba. O cálculo foi feito em um ponto de medição no quilômetro 103,8 - próximo aos bairros Itanguá 2 e Jardim Tatiana. Os dados foram coletados pelo DER entre 29 de novembro e 1º de dezembro de 2011, e serão utilizados pelo órgão para estabelecer as necessidades do novo traçado para a SP-264. No quilômetro 112, nas proximidades do câmpus da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), o volume diário médio (VDM) é de 6 mil veículos. "Os números mostram que a maior concentração de automóveis fica na entrada de Sorocaba", aponta Luiz José Preto Rodrigues, gerente da área de projetos do DER. (G.B.)

Pista terá até 3 faixas de trânsito por sentido
Foto: Adriano Vincler

As melhorias propostas para a rodovia João Leme dos Santos (SP-264) contemplam a construção de três faixas de tráfego por sentido no trecho urbano de Sorocaba, entre os quilômetros 102 e 106,5. O restante do percurso terá uma faixa a menos, devido ao menor volume de veículos em circulação calculado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

A velocidade máxima permitida nos trechos urbanos de Sorocaba e de Salto de Pirapora será de 60 km/h, o que sobe para 80 km/h no percurso entre os quilômetros 106,5 e 116.

O estudo do DER prevê a implantação de acostamentos no trecho rural e de calçadas nas áreas urbanas. O percurso terá ciclovia, em pontos em ambos os sentidos.

O projeto prevê ainda novos dispositivos de acesso, como passagens superior e inferior, além de rotatórias e retornos em nível. Haverá uma interligação com as rodovias Raimundo Antunes Soares (SP-79) e Raposo Tavares (SP-270), e marginais no trecho de acesso ao câmpus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). (G.B.)
 
Notícia publicada na edição de 03/04/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul



Atenção moradores e associação de amigos de bairro do Jardim Paulistano, Jardim Elisabete e Jardim Maria José em Salto de Pirapora, os membros da Comissão Especial da duplicação da SP-264 e representantes do DER, prefeituras de Sorocaba, Votorantim e Salto de Pirapora, além dos Deputados Estaduais Hamilton Pereira (PT), Maria Lucia Amary (PSDB) e vereadores estarão se reunindo ás margens da Rodovia na segunda-feira ás 9:00 horas da manhã, estarão percorrendo o trecho a ser duplicado, sairão do Jardim Tatiana em Sorocaba até a entrada de Salto de Pirapora. Serão discutidos as passarelas e quais os locais onde deverão ser instaladas, a participação de todos é muito importante para fazer a definição do projeto.

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