Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

terça-feira, 10 de abril de 2018

Vídeo: Cachoeira do Rio Pirapora e um breve histórico sobre Salto de Pirapora


A HISTÓRIA DA CACHOEIRA DO RIO PIRAPORA DA NOSSA CIDADE!!!


Salto de Pirapora está situado à margem esquerda do Rio Pirapora, rio de onde originou seu nome. Salto, origem da cachoeira onde os peixes saltavam na desova e Pirapora, origem do rio que corta o município (rio Pirapora). Na linguagem Tupi Guarani, Pirapora quer dizer Salto do Peixe. Nome do nosso município: Salto de Pirapora, pois é um pequeno e poético salto no rio Pirapora. 
Foi fundada por lavradores e operários, comandados por Antonio Maximiano Fidelis, mais conhecido pela alcunha de “Antonio Fogueteiro” e por Felício Lecione, que no dia 24 de junho de 1906, apesar de virarem alvo de chacotas para os companheiros, pois ninguém acreditava que levassem a idéia avante, rezaram a primeira prece no local e demarcaram o local onde seria a sede do município. No dia seguinte, foi construída a primeira capela local (onde hoje está a nossa matriz), por João de Góes que ainda ofertou uma imagem de São João à pequena igreja, que desde então ficou sendo padroeiro da cidade.

No dia 6 de Outubro de 1906, o padre Luiz Sicluna celebrou a primeira missa na capela, com a presença de todos que moravam no pequeno povoado, e que ajudaram na construção da capela. Mais tarde, o mesmo padre reuniu novamente esse pessoal e construiu no local a matriz que funciona até nos dias de hoje, como a principal igreja da nossa cidade.

Em 1911 Salto de Pirapora foi elevado a Vila e incorporada como distrito do município de Sorocaba, pela lei 1250 de 18 de agosto de 1911, que criava o Distrito de Paz pertencente a Sorocaba.

Em 1912 começaram a aparecer os primeiros carros puxado por bois, que ajudaram muito no progresso do pequeno povoado, pois com ele iniciaram-se os transportes de madeira, produtos agrícolas local, como: arroz, feijão e batatas para outras regiões.

Finalmente em 1953 no dia 30 de dezembro, Salto de Pirapora se eleva a município pela lei 2456.

A partir desta data, Salto de Pirapora foi crescendo gradativamente quando as industrias começaram a se instalar na região, buscando a grande riqueza que a extração de minérios fornecia.


















Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo