Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

sábado, 7 de janeiro de 2012

Capela virtual em Sorocaba é sucesso mundial

Santuário São Judas Tadeu usa da tecnologia para atrair fiéis do mundo todo; missa é transmitida ao vivo

http://www.saojudastadeu.org.br/
A fé deve ser ilimitada. Por isso, o Santuário São Judas Tadeu, em Sorocaba, inovou com transmissões de missas, ao vivo, pela internet. “É a primeira de Adoração Pérpetua com transmissão ao vivo”, diz padre Flávio Jorge Miguel Junior, reitor do Santuário.

Na missa realizada nesta quinta-feira (5), o site http://www.saojudastadeu.org.br/ recebeu três mil acessos, originados do Brasil e de outros países, como o Japão.

Isso é possível graças ao projeto desenvolvido pelo profissional de redes, Marcelo Tadeu Sanches, 22 anos.

Além de assistir às missas pelo computador, é possível rezar o terço online, fazer pedidos de oração que são enviados à caixa de e-mails do Reitor do Santuário, acender uma vela de sete dias virtualmente e, ainda, acompanhar as imagens da Capela de Adoração ao Santíssimo, que são transmitidas 24 horas por dia, ao vivo, pelo site.

A ideia surgiu quando Marcelo ainda era estudante de Redes de Computadores, na Esamc de Sorocaba. Era para ser um simples trabalho de reestruturação da página do Santuário na internet. O padre Flávio passou a ideia a Marcelo e, depois de quase um ano de elaboração e implantação das câmeras e outros recursos tecnológicos, nasceu a capela virtual.

Na visão de Marcelo, essa iniciativa possibilita aproximar, principalmente, os jovens e as pessoas que estejam com algum problema que as impossibilite de se deslocar até a igreja. Questionado se isso não pode gerar conformismo ou preguiça do fiel em ir à missa, ele enfatiza : “Pelo contrário, é uma ferramenta de divulgação do Evangelho e motiva as pessoas a não faltarem ao compromisso.”

Estrutura


Marcelo realizou uma pesquisa, tanto no prédio do Santuário, para planejar a infraestrutura de rede necessária, quanto no bairro, o Central Parque, para entender o uso de frequências. A opção foi não usar a rede sem fio. A implantação foi realizada com os analistas de sistemas Roberto Vassari Nunes e Giovanni Todesco e o designer Luiz Henrique Saconi.

Fonte: Bom Dia Sorocaba

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo