Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Moradores denunciam despejo de esgoto no córrego do Jardim Paulistano e outros bairros da cidade

Moradores estão preocupados, pois o "cheiro" odor é muito forte
Fotos: Adriano Vincler - Jornal Liberdade
No trecho do Córrego do bairro Jardim Paulistano que desemboca no Rio Pirapora uma tubulação da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) lança esgoto sem tratamento no rio que é responsável pelo abastecimento de água de alguns bairros da cidade.

Veja todas as fotos do local no slide abaixo!
O problema ambiental é resultado de atraso de melhorias no sistema de esgoto da cidade e que deveria, justamente, colaborar para a despoluição do córrego. Nas imagens feitas no celular de moradores do local é possível ver uma substância vermelha saindo da tubulação quebrada que vaza para dentro do córrego, segundo informações dos moradores, o líquido vermelho, (sangue ou produto químico) só pode ser proveniente de empresas que ficam as margens do córrego e próximo ao local. Eles afirmam que a Sabesp por vários anos realiza obras no local que permanece sempre com os mesmos problemas. Em 2010 um lava-rápido de caminhões que fica na margem da Rodovia Francisco José Ayub, foi flagrado pela prefeitura despejando produtos químicos no lago que fica ao lado do pátio de veículos da prefeitura no Jardim Dos Florianos, resultando na morte de centenas de peixes.


Próximo à tubulação, o cheiro de esgoto é forte, muito maior que em outros trechos do córrego. É possível ainda ver uma diferença nítida entre a cor da água antes da tubulação poluidora e depois, quando encontra o leito do rio Pirapora. Crianças foram fotografadas no mesmo dia, brincando e nadando no mesmo córrego, um enorme risco de contaminação ou doenças.

Os problemas na tubulação de esgoto e nos chamados ponto de visita para manutenção da Sabesp, esta na cidade inteira, há reclamações da população em diversos bairros da cidade. No Jardim Avenida dentro do Estádio Municipal Roni de Cavalheiro, a tubulação entope e faz com que o esgoto vaze pela tampa do ponto de visita que escorre ao lago e córrego abaixo.
Jardim Matarazzo
No Jardim Ana Guilherme e Jardim Matarazzo a tubulação passa por dentro do recinto de exposições e festas “Antonio Carlos Farrapo” com excesso de esgoto acaba vazando pelos pontos de visita, que é aquela tampa redonda da tubulação que fica exposta nas ruas, ao longo de todo o trecho do recinto, passa pela beira do lago atrás do pátio da prefeitura e segue para o Jardim Paulistano atrás do frigorifico, segundo os moradores relataram existe excesso de esgoto em todo esse trecho, fazendo com que o esgoto seja despejado no solo e exale mau cheiro por todo o local.
 No Jardim Santa Maria no final da rua Benedita Magno César com a rua Vergílio Cerione resíduos de lixo hospitalar, como sondas com sangue e outros objetos utilizados para tratamentos de pacientes na Santa Casa, foram flagrados saindo da tubulação de esgoto, moradores informam que é comum ver o esgoto saindo pelas tampas do ponto de visita, correr a céu aberto e ir parar dentro do ribeirão que passa próximo do local. Moradores denunciam que o local está virando um lixão. Desrespeitando a própria placa colocada pelo poder público, funcionários da própria prefeitura foram flagrados despejando entulhos e materiais recicláveis no local em Agosto de 2011, foi quando tudo começou, pessoas de outros bairros com veículo jogam todo tipo de lixo, entulho, pneus, materiais recicláveis e várias outras coisas. “Agora com o esgoto vazando aqui, a prefeitura vem e joga terra em cima com a máquina, daqui alguns dias começam a brotar gás debaixo da terra igual aconteceu no bairro Campo Largo, tudo quanto é tipo de material soterrado, lixo, entulho, esgoto, madeira, plástico, até animais mortos são jogados aqui, é um absurdo tudo isso que está acontecendo aqui.” Declara a veradora Magali Canalle (PT) que esteve no bairro atendendo a solicitação de reclamação da população e ficou indignada com a situação.

Responsável desde a década de 70 pelo serviço de água e esgoto de Salto de Pirapora, a Sabesp não teve em 2006 o convênio renovado com a prefeitura e opera o sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto através de liminar na justiça.

Autor da denúncia de despejo de esgoto no córrego do Jardim Paulistano, dentre outros locais da cidade, o Adriano Vincler de Campos colaborador do “Jornal Liberdade” de Salto de Pirapora acionou o Ministério Público para relatar o problema ambiental. O Drº. Luiz Fernando Guinsberg Pinto, promotor de justiça do Foro Distrital de Salto de Pirapora, vai solicitar em caráter de urgência a análise e vistoria do local pela CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental.

Com informações do Jornal Liberdade.

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo