Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Linha de ônibus de Salto de Pirapora a Sorocaba, SP, gera reclamações

Usuários do transporte entre as duas cidades reclamam de superlotação. 
Empresa responsável afirma que vai providenciar novos horários.

Veja o vídeo clique aqui!
Moradores de Salto de Pirapora (SP) que trabalham ou estudam em Sorocaba (SP) reclamam da superlotação dos ônibus que fazem o trajeto entre as duas cidades. O caso é antigo, e já foi mostrado pelo TEM Notícias em 2012, mas continua sem solução.

O problema é maior ainda para quem precisa pegar o coletivo na saída de Salto de Pirapora, no último ponto da cidade. O ônibus que chega vem do bairro Campo Largo e passa pelo Centro. A empregada doméstica Maria Correira tem que sair às 5h30 de casa para pegar o ônibus em um ponto antes. “Tenho que correr, de olho no relógio. Se não for assim, perco”, reclama.

Duas empresas fazem a linha Salto de Pirapora a Sorocaba e a tarifa é de R$ 3,45. O TEM Notícias mostrou a situação em setembro do ano passado. As cenas se repetem: lotação e passageiros viajando nos degraus. A cozinheira Lúcia Custódio conta que entra no trabalho às 8h, mas chega atrasada por conta do ônibus lotado. “Eu desço no meio do caminho. Fica difícil porque não dá para descer. Tem que esperar os outros ônibus”, explica Lúcia.
Em nota, a Viação Piracema, empresa responsável pelo transporte entre as duas cidades, informou que já está providenciando novos horários de ônibus em horários de pico.

Quanto à superlotação, quem fiscaliza é a Agência Reguladora de Transportes no Estado de São Paulo (Artesp). A agência informou que faz essas fiscalizações a partir de um cronograma interno e também a partir de denúncias. Se em uma vistoria for constatado que o ônibus está com um número de passageiros maior que o permitido, a empresa é multada e o valor varia de acordo com o número de pessoas em excesso.

A Artesp informou ainda que neste ano recebeu apenas uma queixa com relação à mostrada na reportagem. Isso reforça a importância de que as pessoas que passam por essa dificuldade, que estão incomodadas com o problema, registrem formalmente a reclamação. A denúncia pode ser feita pelo telefone 0800 727 83 77, ou pelo email da Artesp, ouvidoria@artesp.sp.gov.br.

Segundo a agência, a linha entre Salto de Pirapora e Sorocaba é suburbana, que permite a viagem de passageiros em pé, desde que o limite dos veículos seja respeitado. Por lei, é permitida a viagem de cinco pessoas por metro quadrado. Além disso, os ônibus são obrigados a indicar a quantidade de passageiros permitida, tanto sentados quanto em pé, na parte interna do veículo, acima do para-brisa.
No último ponto de Salto de Pirapora, o ônibus para Sorocaba já chega lotado (Foto: Reprodução / TV TEM)

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo