Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

sábado, 30 de maio de 2015

Prefeitura de Salto de Pirapora reforça transporte para alunos após denúncia

Crianças viajavam em pé, enquanto transporte escolar levava servidores.
Autoridades vão avaliar se houve desvio de finalidade pela prefeitura.

Veja o vídeo da reportagem e entrevista com o prefeito- Clique aqui!

A Prefeitura de Salto de Pirapora (SP) regularizou a situação no transporte escolar de crianças da zona rural da cidade nesta sexta-feira (29), após reportagem da TV TEM que denunciou a superlotação. Desde fevereiro, quando o ano letivo começou, as crianças que moram em bairros rurais iam para a escola amontoadas em ônibus. Algumas viajavam em pé, enquanto outras dividiam um banco em três crianças.

Um grande risco para os estudantes, já que o  ônibus passava pela Rodovia João Leme dos Santos, que está em obras e é conhecida como uma das mais perigosas da região.

(Foto: Reprodução/TV TEM)
Enquanto isso, dois micro-ônibus que poderiam resolver o problema circulavam pela cidade levando funcionários da prefeitura para almoçar. O flagrante foi feito pela equipe de reportagem da TV TEM. Os veículos foram comprados em 2012, com recursos do Ministério da Educação, por quase R$ 400 mil.

Nesta sexta-feira, os funcionários já foram e voltaram do almoço com outro micro-ônibus da prefeitura, mas o prefeito, Santelmo Xavier Sobrinho, deve se explicar ao Ministério Público, já que a Procuradoria da República em Sorocaba (SP) pediu cópia da reportagem.

O procurador, Vinicius Marajó Dal Secchi, assistiu às imagens que denunciaram a superlotação nos ônibus escolares e o uso indevido do transporte escolar em Salto de Pirapora. "Fica bem claro que havia um problema ali. Agora vamos ver qual seria a justificativa da prefeitura. Mas, aparentemente, há um desvio de finalidade", comenta Secchi.

Em Brasília (DF), o representante do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE-MEC), José Maria Rodrigues de Souza, falou que o prefeito de Salto de Pirapora deve responder pelo uso ilegal dos ônibus escolares. "Ele cometeu uma irregularidade. Ele desviou a finalidade de um equipamento público destinado ao transporte de estudantes e, prioritariamente, da zona rural. E quando qualquer gestor público comete uma irregularidade, faz um desvio, tem uma previsão na lei de punição em relação a isso. Nós temos conhecimento de prefeitos que perderam mandato porque utilizaram indevidamente os veículos escolares no Brasil. A cassação do mandato pode acontecer", conclui.


Salto de Pirapora no Jornal Nacional | Prefeitura utiliza ônibus escolares de forma irregular

(Foto: Reprodução/Jornal Nacional / TV TEM)

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo