Salto de Pirapora Notícias

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sábado, 24 de agosto de 2013

Duplicação da SP-264 exigirá 51 desapropriações

| Avaliação dos terrenos ao longo da SP 264 está em fase final e governador espera iniciar a obra em outubro
Foto: Arquivo Adriano Vincler
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) fará a desapropriação de 51 áreas para a duplicação da rodovia João Leme dos Santos (SP-264). Esses terrenos estão distribuídos às margens do atual trajeto de 17,5 quilômetros, que liga Sorocaba a Salto de Pirapora. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) acredita que, caso não ocorra nenhum empecilho, as obras terão início no fim de outubro. Alckmin falou a respeito da duplicação da rodovia João Leme dos Santos durante as visitas feitas ontem em Tatuí e Capela do Alto. "A SP-264 já está licitada. Se não tiver nenhum fato superveniente e jurídico, daqui a 60 dias as máquinas estarão na pista", comenta. "Agora é terminar a concorrência entre as empresas interessadas, assinar o contrato e dar a ordem do serviço", completa.

O superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni, comenta que o processo de cadastramento e de avaliação das 51 propriedades ao longo da SP-264 já está em fase final de elaboração. "Será melhor se tivermos a anuência dos donos das terras, porque daí não haverá impedimento para a obra ser feita", relata. Segundo Pelissioni, o DER também está em fase de elaboração de um decreto de utilidade pública para encaminhar os pedidos de desapropriações. "Nós já temos o preço e a avaliação dos imóveis para podermos negociar com os proprietários", conta.
 

Foto: Arquivo Adriano Vincler
Quem deve perder parte do terreno é a Agropecuária Itinga, localizada nas proximidades do câmpus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Uma funcionária da empresa, que preferiu não se identificar, comenta que o DER esteve no local há dois meses para comunicar essa possibilidade. Tudo indica que a duplicação avançará cinco metros do nosso terreno, que tem 20 metros de frente. Mas, por enquanto, não recebemos nada de forma oficial", diz.

Paralelamente aos pedidos de desapropriação, o DER trabalha ainda com os prazos legais para avaliar as documentações técnicas das empresas. O governo do Estado abriu os preços do serviço, depois pegou as propostas e analisou as documentações para verificar se as concorrentes têm atestado para fazer a obra. "Pretendemos até o começo de setembro concluir a licitação. Na sequência haverá a homologação, com um prazo legal para recurso, e depois assinaremos o contrato", diz Pelissioni.


Foto: Arquivo Adriano Vincler
O planejamento do DER inclui o tempo de 15 meses para a entrega da duplicação da SP-264, a partir do início da obra. O orçamento destinado pelo governo do Estado será de R$ 114 milhões. "Mas agora não podemos dar o valor exato porque não fechamos a licitação", relata o superintendente.
Pelissioni diz que os quatro primeiros quilômetros de rodovia, a partir de Sorocaba, terão três faixas em cada uma das duas pistas. "Por ter um maior volume de tráfego", comenta. Além disso, a SP-264 terá sete passarelas e três rotatórias em seu trajeto.

Disputa
Oito empresas disputam dois diferentes lotes para a duplicação da SP-264. A Gomes Lourenço apresentou o melhor preço para o lote 1, com orçamento de quase R$ 57 milhões, que corresponde às obras no trecho entre os quilômetros 102 ao 109,6 da rodovia. Já a Compec Galasso confirmou R$ 57,3 milhões para o trabalho entre os quilômetros 109,6 ao 119,5.

O projeto prevê a duplicação da via no trecho entre Sorocaba e Salto de Pirapora. Haverá a implantação de marginal, dispositivos de acesso e retorno em nível e em desnível com eliminação de pontos críticos de acidentes.
Notícia publicada na edição de 24/08/13 do Jornal Cruzeiro do Sul

Um comentário:

Joel Professor disse...

E só agora eles perceberam isso? Que competência de planejamento.

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