Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Governo Federal doa retroescavadeira para Salto de Pirapora



O governo federal vai distribuir aos pequenos municípios mais 3,5 mil retroescavadeiras. A máquina poderá ser usada na melhoria de estradas vicinais, facilitando o escoamento da produção rural. “Essa doação, cujo investimento deve superar R$ 1 bilhão, vai beneficiar mais de 61 milhões de pessoas, entre elas 3,5 milhões de famílias de agricultores familiares”, informou a economista Katiana Rodrigues, da Secretaria Executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).


Devem receber uma retroescavadeira municípios com até 50 mil habitantes que se localizem fora das regiões metropolitanas e que não foram selecionados na primeira etapa desta segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As mesmas cidades podem concorrer a 1.330 motoniveladoras, que também serão doadas nesta nova fase do PAC 2. Neste caso, terão prioridade os municípios integrantes de associações ou consórcios que, assim, poderão compartilhar as máquinas. As prefeituras dos municípios interessados nos equipamentos tiveram até o dia 18 de setembro de 2012 para preencher cadastro no site do MDA (http://www.mda.gov.br/portal/), no link ‘PAC2 cadastramento de carta consulta’.


No final de novembro de 2012 foi publicado o resultado do processo. A previsão é que as máquinas começaram a ser entregues a partir de janeiro de 2013.


Na primeira fase desta ação do PAC 2, em 2010, 1.299 municípios foram selecionados para receber 1.275 máquinas. Até 2012, o MDA doou 682 máquinas, que beneficiaram 700 municípios de vários estados, entre os quais o Ceará. A expectativa do MDA é entregar o restante dos equipamentos até julho deste ano.


A melhoria das estradas vicinais, com o uso das retroescavadeiras e das motoniveladoras, beneficia outros setores, além da agricultura. A ação facilita o transporte escolar e melhora as condições de deslocamento das pessoas que necessitam de atendimento médico em outras localidades. As retroescavadeiras também podem ser usadas para instalar redes de água e esgoto e para fazer barragens, o que ajuda a reduzir os efeitos da seca no Semiárido nordestino.


Com informações do MDA


Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo