Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Vendas no comércio varejista têm queda de 8,9% em maio

Salto de Pirapora está entre os Municípios que foram realizadas as pesquisas na
Região Metropolitana de Sorocaba.
As vendas no comércio varejista na região de Sorocaba caíram 8,9% entre maio deste ano e o mesmo mês do ano passado, de acordo com o levantamento ACVarejo, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), referente ao varejo ampliado, que inclui lojas de automóveis e material de construção. Enquanto isso, o faturamento nominal -- sem descontar a inflação -- aumentou 4,6%. No Estado, as vendas do varejo ampliado tiveram queda de 12,9% também entre maio deste ano e maio do ano passado. 


Na comparação entre janeiro e maio de 2016 e os mesmo cinco meses de 2015, a retração foi de 4,2% na região, resultado do desemprego e da falta de crédito. Essa é a avaliação de Alencar Burti, presidente da ACSP. "Tudo isso deixa a confiança do consumidor em patamares muito reduzidos, minando a disposição a comprar", destaca. A expectativa do setor é de que esse cenário se reverta na medida em que a confiança do consumidor se restabeleça, complementa Burti. 

O presidente da ACSP também ressalta que a crise atinge todas as regiões paulistas e todos os setores do varejo, mesmo os de consumo mais essencial. Os resultados de maio ainda foram influenciados pelo efeito-calendário do feriado de Corpus Christi. Além disso, existe o fato de que aquele mês começou em um domingo, reduzindo o número de dias úteis. 

Em maio, nenhuma região paulista registrou crescimento do volume de vendas no varejo ampliado na comparação anual. A menor queda foi no Vale do Paraíba, de 6,3%. Na outra ponta, o maior recuo foi da região Metropolitana Oeste, de 21,3%. No acumulado do ano, a região de Marília teve ligeiro aumento, de 0,3%. E, em 12 meses, a Região do Alto Tietê registrou leve alta de 0,6%. 

No Estado 

A escassez de crédito fica evidente quando se analisa os setores que tiveram maior queda no volume de vendas no Estado, na comparação entre maio deste ano e de 2015, segundo a ACSP. É o caso, por exemplo, das lojas de móveis e decoração, cuja retração foi de 26,2%. As concessionárias de veículos registraram uma queda de 22,5% nesse período, enquanto as lojas de materiais de construção amargaram retração de 16,6%. 

No acumulado de janeiro a maio, o segmento mais afetado foram as concessionárias, com um recuo nas vendas de 19,1%. Em seguida, aparecem as lojas de móveis e decoração, cujas vendas caíram 16,7%. As lojas de vestuários e calçados tiveram uma redução de 14,7%. 

O único segmento que registrou resultado positivo nas vendas no acumulado do ano foi o de farmácias e perfumarias. Neste caso, houve um crescimento de 1%. Já no período de 12 meses, farmácias e perfumarias, além dos supermercados, apresentaram aumentos de 3,1% e de 0,4%, respectivamente. 

Sobre a pesquisa 

O levantamento da ACSP considerou 58 municípios na região de Sorocaba. Parte deles fazem parte da região administrativa de Itapeva, desvinculada da região administrativa de Sorocaba em 2014. São Alambari, Alumínio, Angatuba, Apiaí, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Barão de Antonina, Barra do Chapéu, Boituva, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Cabreúva, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Conchas, Coronel Macedo, Guapiara, Guareí, Ibiúna, Iperó, Iporanga, Itaberá, Itaoca, Itapetininga, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itaporanga, Itararé, Itu, Jumirim, Laranjal Paulista, Mairinque, Nova Campina, Pereiras, Piedade, Pilar do Sul, Porangaba, Porto Feliz, Quadra, Ribeira, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Taquarivaí, Tatuí, Tietê, Torre de Pedra e Votorantim. 

O ACVarejo é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), da ACSP, com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. O levantamento também tem dados sobre vendas e faturamento do varejo restrito, que não inclui automóveis e material de construção, e está disponível no link encurtado: http://goo.gl/DS6vsR.


__________________________________________________________

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo