Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Justiça suspende explosões de pedreiras em Salto de Pirapora

Ação foi tomada por colocar moradores em risco.
Empresas já foram notificadas. Uma vai cumprir decisão; outra vai recorrer.

Assista a reportagem clique aqui(Foto: Reprodução/TV TEM)
A Justiça suspendeu as explosões de duas pedreiras no bairro Piraporinha de Baixo, em Salto de Pirapora (SP). A ação foi tomada depois que a TV TEM mostrou o risco para as famílias que vivem em sítios na região. Durante as detonações, muitas pedras caem perto das casas e até atingem as residências.Oficiais de Justiça estiveram nesta quarta-feira (22) na mineradora Massari para notificar os responsáveis sobre a liminar.
A pedido do Ministério Público. a Justiça determinou a suspensão das explosões e estipulou uma multa de R$ 100 mil caso haja alguma detonação depois da notificação. A medida também vale para outra mineradora, a Adher, que também funciona no bairro Piraporinha. A partir de agora nenhuma pedreira nesta área poderá usar explosivos, até nova decisão da Justiça.
A determinação judicial trouxe alívio para os moradores, que moram em um sítio a 500 metros da pedreira. Eles correm risco de serem atingidos por pedras, resultado das explosões.
A assessoria de imprensa da mineradora Massari informou que vai cumprir a decisão da Justiça e que segue todas as normas exigidas por lei. Já o diretor industrial da empresa Adher informou, por telefone, que foi notificado e vai recorrer.
Entenda o caso

A equipe de reportagem da TV TEM mostrou a situação em que vivem cinco famílias de um vilarejo em Salto de Pirapora. Eles correm risco de serem atingidos por pedras durante detonações em uma pedreira que fica a 500 metros das casas.

Os fragmentos de rocha não poderiam ultrapassar o limite, que é o espaço da própria mina. Mas não é isso que acontece. As pedras, resultado da detonação, não só ultrapassam como chegam a atingir as residências. O peso delas chega a assustar, chegando a ter cerca de dois quilos. Em um local onde uma das pedras caiu, é possível ver que provocou um buraco no chão. A pedra caiu a menos de dois metros onde as pessoas estavam.

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo