Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Primeiro instituto de SP especializado no treinamento de cães-guias é lançado em Sorocaba

Evento no dia 18/10 apresenta o Instituto Magnus, que surge com o objetivo de conscientizar as famílias a receberem os cães durante o período de adaptação à nova função
Foto: Divulgação

Primeiro espaço do estado de São Paulo dedicado exclusivamente ao treinamento de cães-guias, o Instituto Magnus será lançado oficialmente no próximo 18, às 19h, em evento na Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Sorocaba (Esamc). O local terá sede na cidade de Salto de Pirapora (SP), região de Sorocaba, e surge com o objetivo de colaborar com o aumento no número de cães dedicados a atuar como “os olhos” de pessoas com deficiência visual.

“O Instituto Magnus foi criado para atender a uma enorme demanda, já que temos apenas cerca cem cães-guias para mais de 1 milhão de pessoas com limitação intensa na visão, que estão impossibilitadas de realizar atividades rotineiras, como pegar um ônibus ou fazer compras”, explica João Paulo Piza, gerente de marketing da Magnus, idealizadora do instituto.

Com inauguração prevista para abril de 2017 – quando deve receber os primeiros filhotes -, o espaço contará com estrutura completa para criação e treinamento aos animais e também para orientação às chamadas famílias acolhedoras, responsáveis por apresentar os cães às mais diversas situações do dia a dia, como lazer, viagens, transporte público e a convivência com crianças. “Uma das grandes missões do novo centro é engajar famílias da região de Sorocaba para se tornarem voluntárias, durante um ano, e fazerem a socialização dos cães entre os três meses e, aproximadamente, um ano e meio de idade”, afirma George Harrison, especialista do instituto.

O período de convivência com voluntários, citado por Harrison, é fundamental para que os pets possam ser preparados a guiar os cegos em todas as ocasiões. Ao final do período de adaptação, eles são devolvidos para o centro de treinamento, onde aprendem os comandos básicos para assumir a função junto ao seu dono definitivo, o deficiente visual. A partir daí, eles passam a usar a guia e o colete com alça rígida, que servem para comunicação com o humano e indicam que estão trabalhando.

No evento de lançamento, os especialistas do Instituto Magnus passarão ao público informações sobre o local, a infraestrutura e, principalmente, o passo a passo para que as famílias preencham um cadastro e se tornem acolhedoras. “Atuaremos cada vez mais próximos da comunidade, pois faremos palestras na primeira semana de cada mês para explicar sobre a importância da socialização e suas características, além de orientar também os deficientes visuais que receberem os animais já treinados”, acrescenta Moisés dos Santos Junior, também especialista do instituto.

Serviço:

O quê: lançamento oficial do Instituto Magnus

Quando: 18 de outubro, às 19h

Onde: Esamc - Rua Dr. Artur Gomes, 51, Centro, Sorocaba






_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________





Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo