Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Banco de Olhos de Sorocaba prepara unidade móvel

Ônibus zero-quilômetro já está em Sorocaba e será equipado com dois consultórios para dar atendimentos na região

A Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), mantenedor do Hospital Oftalmológico, acaba de adquirir um ônibus zero-quilômetro que dará continuidade ao trabalho de atendimento de pacientes nas cidades da região que compõem o Departamento Regional de Saúde (DRS-16). O veículo, um modelo da Mercedes Benz com carroceria preparada pela empresa Ibiza Brasil, de Botucatu, está em Sorocaba há uma semana e aguarda apenas a chegada dos aparelhos e mobiliários necessários para que seja equipado com dois consultórios e sala de espera. O ônibus foi comprado com verba do governo do Estado de São Paulo - um repasse de R$ 520 mil à instituição sorocabana - e complemento de cerca de R$ 300 mil em recursos próprios do Grupo BOS. Desde o ano 2000, quando o atendimento móvel foi colocado em prática, as equipes do hospital já realizaram, em média, 30 mil consultas anuais com a ajuda do ônibus, número total que ultrapassa os 330 mil. A expectativa é que a montagem do veículo seja finalizada até meados de agosto.

Segundo Mylton Cruz Júnior, gerente de logística do Grupo BOS, a unidade móvel vai até as cidades - a maior parte que não possuem especialistas em oftalmologia em seu quadro de médicos da rede de saúde municipal - através de convênios firmados com as Prefeituras. A partir das triagens, feitas por meio de consultas realizadas em salas equipadas com todo o material e aparelhos necessários para a medição da acuidade visual, cerca de 80% dos casos são resolvidos na própria cidade, sem necessidade de que o paciente precise se deslocar até Sorocaba. "A grande parte dos atendimentos resultam na prescrição de óculos. As pessoas já saem do ônibus com a receita", explicou. Somente os pacientes que, durante os exames, apresentam doenças mais graves são encaminhados para consultas no hospital. Compõem a equipe que atende no ônibus do BOS dois médicos, uma enfermeira e um auxiliar técnico, que também atua como motorista.

Dentre as novidades do veículo recém-adquirido estão um espaço para instalação de uma sala de pré-consulta - que proporcionará aos pacientes a possibilidade de espera pelo atendimento dentro do próprio ônibus - e equipamento de acessibilidade para cadeirantes, além de área reservada para a equipe médica e motorista. O novo ônibus do BOS chega para substituir um carro mais antigo, modelo 1983, que deixou de operar em fevereiro deste ano depois de ter sido vendido à Prefeitura de Sorocaba. Moacyr esclarece, entretanto, que nos últimos meses, mesmo sem o veículo, as equipes itinerantes do BOS continuaram atendendo em diversas cidades, entre elas Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, Capão Bonito, Itararé, Itapeva, Apiaí e Barra do Chapéu, dentre outras. "Estamos usando a estrutura das unidades de saúde". O gerente explica, entretanto, que a atuação com a ajuda do ônibus é mais eficiente. "Sem a unidade temos que levar e instalar todos os equipamentos. Já o ônibus, depois de estacionado, pode começar a atender em menos de 15 minutos". Outro ponto que confirma uma maior agilidade das consultas realizadas diretamente nos municípios é o número de pacientes atendidos por dia. "São, em média, 100 consultas diárias com a unidade móvel. Já se o município for mandar o pacientes para cá, normalmente vêm cerca de quatro por dia, cada um com seu acompanhante. O ônibus atende muito mais gente", contou Moacyr. A agenda do ônibus do BOS inclui, normalmente, uma visita semanal a cada uma das cidades atendidas, com todas as consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) -- a partir do agendamento prévio feito junto às unidades básica nos municípios.
 
21/07/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul
 
Banco de Olhos de Sorocaba - Clique aqui!

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo