Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

domingo, 29 de setembro de 2013

Falta de local apropriado faz praticantes de Wheeling treinar em Votorantim

Adeptos do wheeling querem espaço para praticar o esporte em Salto de Pirapora
Prática de Wheeling em Votorantim - Fotos: Edson Lemes

A liberação de um espaço para a prática do wheeling, esporte de manobras radicais com motocicletas, é a solicitação do vereador Donisete Antonio Correa Barbosa (PT) à Prefeitura Municipal de Salto de Pirapora, na divisão de Esportes. O Requerimento 061/2013, votado e aprovado na Sessão da Câmara Municipal em 08 de maio de 2013, e foi defendido pelo vereador.

Edson Lemes - LPW Eventos
O autor comentou a ausência de espaços próprios para a prática esportiva e outras atividades, principalmente para a juventude. Ele informou ter sido procurado por um grupo de praticantes da modalidade de wheeling na cidade.

Segundo Donisete, os praticantes faziam seus treinos em uma rua não movimentada no Jardim Santa Helena e na praça do Calçadão, “mas parece-me que foi proibido, por isto está se buscando um espaço, de forma organizada, para praticar o esporte radical”. A sugestão apontada no Requerimento é que o local adequado seria o Recinto de Festas a ser liberado para a atividade em um pequeno espaço em apenas duas ou três vezes na semana, quando o local não estiver sendo utilizado para algum outro evento ao público.

O Wheeling “esporte com motos e bicicletas” é uma prática esportiva reconhecida em 2010 pelo Ministério do Esporte.
Prática de Wheeling em Votorantim - Fotos: Edson Lemes
Saiba mais sobre o Wheeling

O Wheelie (também conhecido como wheeling, ou stunt) é um esporte radical praticado com motocicleta, consiste em realizar manobras em que cuja força e equilibrio são exgidos ao máximo pelos praticantes. O termo Wheelie é anglófono e quer dizer "Empinar", porém no Brasil usa-se para designar o esporte como um todo, não apenas para o ato de empinar.

Surgiu na década de 1970 quando o californiano Doug Domokos desenvolveu a técnica de empinar a moto controlando com o freio traseiro, e passou a fazer exibições de suas habilidades. Domokos ficou conhecido como "The Wheelie King", ou seja, o Rei do Wheeling. No Brasil essa modalidade tem crescido e conquistado públicos.

Não se tem certeza quem foram os primeiros praticantes de wheeling no Brasil, mas de qualquer tornou-se notório somente na década de 1990. As autoridades ainda tratam como vandalismo mesmo quando praticada em locais próprios, no Brasil, se praticado nas ruas, é consolidado uma infração e conforme o denatran (Código de Trânsito, Lei nº 9.503) (Art. 174 do Código de Trânsito Brasileiro), o praticante esta sujeito a uma multa gravíssima, somando sete pontos na carteira de habilitaçao, e multa de R$ 191,82 (180 UFlRs), suspensão do direito de dirigir e apreensões da carteira de habilitação e do veículo.

Há escassez de patrocinadores, que faz com que o esporte não ganhe notoriedade entre as demais categorias. A maioria dos pilotos com qualidade, quando atingem certo nível, vão para o exterior onde o esporte é salientado, com patrocínios e locais destinados para a prática ou param de pratica-lo.

O equipamento
Prática de Wheeling em Votorantim - Fotos: Edson Lemes
As motocicletas são especialmente preparadas para a prática do wheeling, pois exigem maior resistência a impactos constantes, usa-se variadas potências, desde 50cc a 1200cc, geralmente são tirados componentes da parte dianteira como painél, setas e farol. Além de possuírem a Churrasqueira, um suporte traseiro para proteção do quadro e demais peças, alem de melhorar a performance dos pilotos. É comum a prática do wheelie como motos do tipo streetfighter e supermoto.

Em alguns modelos, os freios traseiro são além de acionados com o , com as mãos, através de um pequeno manete localizado embaixo do freio dianteiro, a relação é mais curta, com coroas de tamanho maior possibilitando ter mais controle sobre a potencia do motor, os pneus são calibrados com pouca pressão para que se tenha maior aderência e domínio.

Origem: Wikipédia

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo