Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Conselho de Segurança de Salto de Pirapora é atuante; o modelo deveria ser seguido por outros Conselhos

Evandro Maciel
Em 2013, o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Salto de Pirapora desenvolveu uma campanha intitulada Parceria do Bem, o alvo foi visitar escolas municipais e estaduais para conscientizar os alunos e corpo docente sobre a função do Conseg.

Objetivou informar tirando dúvidas, e como a sociedade pode se aproximar do órgão sugestor para colaborar com a Segurança Pública, que é um tema que o Estado tem dever, mas a sociedade tem sua parcela de contribuição. 

O presidente do Conseg, Evandro Maciel Augusto (foto) declara que essa campanha reduziu problemas de insegurança nas escolas e também à venda de drogas nas proximidades das escolas, porque à população entendeu e, começou a reagir provocando as forças policiais.

“O criminoso de hoje, foi a criança, o dolescente, o jovem de ontem, por essa razão atuar nas escolas é fundamental” diz Evandro, e afirma que no segundo semestre desse ano (2014), o Conseg vai visitar uma escola municipal e oito estaduais para reforçar a campanha do ano passado.

Em 2014, o Conseg desenvolve a campanha Disque-Denúncia 181, visitando os bairros com maior incidência de delitos e bairros em que os moradores solicitam reunião itinerante. As reuniões ordinárias do Conselho são realizadas toda última quarta-feira de cada mês, no saguão da Câmara de Vereadores. Os bairros com maior número de representantes são: Itinga e Portal da Barra, e o principal apontamento de insegurança é o tráfico de droga. Outro tema apontado é pichação. 

O Conselho conscientizou o Legislativo e a Prefeitura de Salto de Pirapora para criar uma lei municipal punindo pichador, a lei foi aprovada e sancionada em maio deste ano: quem for flagrado neste ato será autuado com R$ 1.200 mil, se for adolescente a autuação é emitida ao responsável pelo menor. 

Os comerciantes da cidade que vendem material usado por pichadores foram orientados a cadastrar os clientes na hora da venda dos materiais. No caso de reincidência a multa dobra. Há um acordo entre polícia e poder publico para aplicar as autuações. Após o registro na polícia uma via do boletim é encaminhado para à Prefeitura que lavrará a autuação.

“A campanha desse ano Disque-Denúncia 181 já começou apresentar resultados, porque o número de denúncias via 181 aumentou. Sempre que há ausência do Estado o criminoso se estabelece e oprime a sociedade, por esse motivo os aparatos do estado devem agir incessantemente, mas precisa de parceria com a sociedade, se a sociedade não colaborar com a polícia fica difícil combater a delinquência e estaremos vulneráveis” concluiu o presidente do Conseg.

Fonte: Blog Toni Silva Sorocaba

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo